Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Torta de Uvas Negras e Maçã Crocante

Planeta Cultural, 08.01.15

Torta_Uvas_Negras_Maçã_Crocante.jpg

Ingredientes


Para a massa quebrada


125 g de farinha
75 g de manteiga
1 gema de ovo
1 pitada de sal


Para a decoração


5 maçãs grandes Golden Delicious
55 g de farinha
55 g de açúcar mascavo
45 g de amêndoas moídas
45 g de manteiga amolecida
45 g de manteiga clarificada
1 pitada de canela moída
60 ml de calvados
100 g de groselha
50 g de açúcar de confeiteiro

 

 

Preparação


Para fazer a massa quebrada

Misture a farinha e a manteiga com uma espátula. Adicione a gema de ovo e o sal misturado com 25 ml de água. Amasse a massa rapidamente, enrole-a em uma bola e deixe descansar na geladeira.

Para fazer a torta

Descasque as maçãs, corte o núcleo em cubos de 3 cm. Estenda a massa com uma espessura de 2 mm e use uma forma de torta de aço inoxidável de 22 cm de diâmetro para cortar um disco de massa redondo

 

Coloque o disco de massa em uma assadeira coberta com papel manteiga, coloque o anel em cima e pique a massa com um garfo.

 

Peneire a farinha, o açúcar mascavo e amêndoas, coloque-as em uma tigela e misture com uma espátula. Adicione a manteiga amolecida, misture para obter a consistência de um grande pão ralado e deixe descansar por 20 minutos.

 

Aqueça a manteiga clarificada em uma frigideira grande. Adicione a maçã em cubos, polvilhe com a canela e cozinhe por 10 minutos até dourar. Retire do fogo, despeje sobre os calvados e misture com cuidado para que as maçãs absorvam totalmente o líquido. A maçã em cubos deve ser muito macia para ser suficientemente cozido, mas não deve se transformar em um purê.



Asse e termine

 

Pré-aqueça o forno a 180° C (gás marca 4). Coloque as passas em uma panela de água fria, deixe ferver depois coe com cuidado. Espalhe a maçã em cubos uniformemente sobre a base da torta e polvilhe com as passas.

 

Cubra a torta uniformemente com a mistura de amêndoas moídas, a farinha, a manteiga e o açúcar mascavo, em seguida, remova o anel de aço inoxidável. Coloque a torta em forno pré-aquecido e cozinhe por 35 a 40 minutos, até que esteja dourada. Retire-a do forno, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva quente.

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui

 

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural

2 comentários

Comentar post