Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Telma Monteiro bronze nos Europeus

22.04.10, Planeta Cultural
A judoca portuguesa Telma Monteiro conquistou hoje, quinta-feira, a medalha de bronze na categoria de -57 kg dos Europeus de Viena, ao vencer a holandesa Juul Franssen por ippon.

No primeiro confronto na carreira das duas judocas, Telma chegou ao bronze a 1.43 minutos do final do combate, resolvendo a questão com uma pega que resultou na projeção de Franssen, vice- campeã mundial de juniores.

Telma Monteiro chegou a Viena para defender o título europeu conquistado em Abril do último ano, em Tbilissi, mas cedo se viu impedida de o conseguir, ao ser derrotada no segundo combate pela campeã olímpica da categoria, a italiana Giulia Quintavalle.

A judoca do Benfica foi relegada para as repescagens e aí garantiu o despique pela medalha de bronze, depois de vencer a sérvia Jovana Rogic, por yuko.

No combate para a única medalha que podia conquistar, a judoca portuguesa esteve sempre em vantagem, frente a uma adversária mais alta e que "trazia" para o tatami a proeza de ter derrotado nestes Europeus a campeã mundial, a francesa Morgane Ribout.

Na passagem do primeiro minuto, as duas judocas estavam igualadas em castigos, mas Franssen viria a ser mais duas vezes advertida, por atitude passiva, já a meio do combate.

Mais um castigo colocaria a holandesa em muito má situação, mas os juízes castigaram Telma - por possível falso ataque -, e segundos depois a portuguesa aproveitou uma tentativa de ataque de Franssen para lhe fazer a pega.

Telma Monteiro chegou ao bronze "via" ippon e conseguiu aquela que é a sua sexta medalha em Europeus de Judo.

A mais medalhada judoca portuguesa conta em Europeus com três medalhas de bronze (Bucareste2004 e Roterdão2005 nos -52 kg, e agora Viena2010 nos -57 kg) e três títulos de campeã europeia (Tampere2006 e Belgrado2007 em -52 kg, e Tbilissi2009 em -57 kg).

Antes da partida para Viena, Telma Monteiro tinha deixado claro que iria lutar por uma medalha, como sempre faz, apesar de ter tido um final de 2009 e início de 2010 em condições menos favoráveis devido a uma lesão no joelho.

Ainda hoje, nos Europeus de Viena, as portuguesas Leandra Freitas (-48 kg) e Joana Ramos (-52 kg) foram eliminadas ao primeiro combate, a primeira frente à russa Liudmila Bogdanova (por yuko) e a segunda perante a checa Lucie Chytra (por ippon).

Em masculinos, Diogo César também não passou da primeira ronda, na qual perdeu frente ao moldavo Victor Scvortov, por yuko.

Na sexta feira, entram em ação Ana Cachola (-63 kg), que defronta a espanhola Yahaira Aguirre de Juan, e João Pina (-73 kg), frente ao checo Jaromir Jezek.

A luso-cubana Yahima Ramirez apenas compete no sábado, dia em que se disputa a categoria de -78 kg, perante a eslovena Ana Velensek.

Fonte: JN