Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

S&P: Crise no BES pode afectar "rating" de Portugal se penalizar a economia

17.07.14, Planeta Cultural

A agência S&P, como também a Moody’s, diz que a crise no Banco Espírito Santo, com origem no Grupo, não tem um impacto directo no "rating" da dívida pública. Mas a S&P diz que haverá impacto se este "banco altamente sistémico para a economia de Portugal continuar em dificuldades".

 

Em declarações ao Negócios, a Moody’s e a S&P dizem que a instabilidade no Banco Espírito Santo não irá penalizar o "rating" da dívida pública portuguesa mesmo que seja necessário um recurso aos fundos de recapitalização da banca associados ao programa de ajustamento.

 

"As dificuldades enfrentadas pelo BES não deverão ter um impacto no ‘rating’ de Portugal nem no rácio da dívida pública [face ao PIB] porque o Governo já tem uma ‘almofada’ de 6,4 mil milhões de euros dedicada a recapitalização de bancos", diz Kathrin Muehlbronner, vice-presidente da Moody’s.

 

Marko Mrsnik, analista da S&P que acompanha Portugal, diz que "como estes fundos já integram a dívida pública de Portugal, não deverá haver um impacto directo no actual ‘rating’", caso venha a existir recapitalização por parte do Estado. Uma recapitalização que a S&P diz que "será concedida, caso seja necessário".

 

"No entanto", diz a S&P, "as implicações últimas para o ‘rating’ dependerão do impacto para as perspectivas de crescimento económico das dificuldades que este banco – altamente sistémico – está a viver".

 

A Moody’s também salienta a "importância do desempenho das exportações, algo de que depende em grande medida a retoma em Portugal". Mas acredita que "a actividade económica não será afectada pelas actuais incertezas relacionadas com o sistema financeiro".

 

A Moody’s tem um "rating" Ba2 para Portugal, o que na sua escala se situa dois níveis abaixo de "lixo". Já a S&P tem, neste momento, a notação de Portugal em BB, o que significaria que teria de subir dois níveis para deixar de ser considerado "investimento especulativo" (vulgo, "lixo").

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui