Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Sobem os assassinatos e suicídios entre indígenas no Brasil

20.06.15, Planeta Cultural

indígena.png

Causas de aumento não foram estabelecidas, mas racismo e rejeição pela população urbana é apontada como violência

 

Os assassinatos de indígenas no Brasil aumentaram 42% no ano passado e os suicídios atingiram um recorde em três décadas, em meio a "um aprofundamento do processo de violência e de violações contra as pessoas e seus direitos".

 

Sistematizado a partir de denúncias e informações compiladas pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI), o estudo observa que durante 2014 os homicídios saltaram para 138 casos e a taxa de suicídios subiu para o maior número em 29 anos, com 135 registros.

 

"Nenhuma causa pode ser estabelecida, mas há muito racismo e muita rejeição por parte da população urbana. Neste contexto, há muita violência que pode estar relacionado com a violência auto-infligida", disse à AFP antropóloga Lúcia Rangel, que aconselha a organização.

 

 

Sob intensa atividade de exploração ilegal dos recursos naturais em territórios indígenas "um dos dados mais chocantes refere-se à mortalidade infantil. Dados preliminares da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) registram um total de 785 mortes de crianças de até aos 5 anos de idade", informa o relatório, que denuncia múltiplas deficiências médicas nessas comunidades.

 

O registro representa um aumento de 13,2% interanual, com taxas acima dos 140 por mil, quando a média nacional oficial em 2013 foi de 17 por mil, conforme medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui