Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Samsung promete tornar Wi-Fi cinco vezes mais rápida

13.10.14, Planeta Cultural

A Samsung revelou que descobriu uma forma de tornar a velocidade da rede Wi-Fi cinco vezes mais rápida. A gigante sul-coreana afirmou, em comunicado, que a nova tecnologia vai permitir atingir velocidades até 4,6 Gbps ou 575 MB por segundo. Para se ter uma ideia, isto significa que será possível transferir 1GB de ficheiros em menos de três segundos.

Atualmente, a velocidade máxima do Wi-Fi é de 866,7 Mbps ou 108 MB por segundo e os sistemas utilizam uma frequência de 2.4 e 5GHZ. O novo padrão será mais rápido, uma vez que irá utilizar uma frequência de 60GHZ.

As frequências mais altas ainda não são muito utilizadas, dado que podem ser facilmente bloqueadas por paredes ou outros obstáculos. Porém, a Samsung afirma que conseguiu resolver esses problemas.

Além disso, a marca adiantou que também conseguiu diminuir a interferência de dados em diferentes canais, que se verifica quando vários dispositivos estão conectados a um mesmo ponto de Wi-Fi.

Tudo isto graças ao desenvolvimento de um novo transmissor e melhoramentos ao nível das antenas.

Os especialistas acreditam que ainda demorará algum tempo até que esta tecnologia possa ser implementada nos novos gadgets. Mas a Samsung avança que vai utiliza-la em diversos aparelhos, já no próximo ano. Televisões, dispositivos médicos, telefones e aplicações para casas inteligentes serão alguns dos produtos visados.

A rápida transferência de dados assume um papel cada vez mais importante no universo tecnológico, como explica Stuart Miles, do site «Pocket-lint».

«Cada vez mais usamos uma grande variedade de aparelhos para aceder a fotografias, vídeos e outros ficheiros, pelo que a rápida transferência de dados entre os diferentes dispositivos vai ser cada vez mais importante no futuro», afirma.

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui