Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Saiba quem são os 9 animais mais resistentes do mundo

Domingo, 02.08.15

Imortalidade, imunidade ao câncer, regeneração acelerada e longevidade. Os animais mais resistentes do mundo possuem poderes de dar inveja a qualquer pessoa. Confira aqui do que eles são capazes.

 

1 - Tardígrado

 

Tardígrado.jpg

O tardígrado é provavelmente o mais resistente do reino animal. Medindo menos de 1 mm de comprimento, ele pode suportar temperaturas variando entre próximo do zero absoluto (-273°C) e 150°C, além de pressão de 6 mil ATM e 5 mil Gy de radiação - mais de 1000 vezes o que um humano pode aguentar - e ainda se reproduzir em ambientes sem oxigênio, como o espaço.

 


2 - Turritopsis nutricula

 

Turritopsis nutricula.jpg

Turritopsis nutricula é uma água-viva com um superpoder incrível: ela é imortal. Quando atinge a maturidade sexual, seu ciclo de vida reverte-se ao estádio de pólipo. Basicamente, é como se suas células se regenerassem e ela nascesse de novo. Sendo assim, ela em tese pode viver para sempre, se não acabar sendo morta por violência por outra espécie.

 


3 - Molusco

 

Molusco.jpg

A arctica islandica é uma espécie de molusco bivalves. Em 2006, uma equipe de pesquisadores em expedição na Islândia encontrou um exemplar da espécie que, segundo calculos, viveu mais do que 500 anos. Este molusco detém ainda hoje o recorde de animal de maior longevidade da história.

 


4 - Tartarugas

 

Tartarugas.jpg

 

Nem todas as tartarugas vivem por dezenas ou centenas de anos. Na verdade, é preciso muita sorte para passar dos primeiros dias e não morrer nas mãos (ou bicos) dos predadores. A tartaruga mais velha conhecida até hoje viveu 182 anos. Existem também jabutis - que são denominados quelônios, assim como as tartarugas e cágados - que passaram dos 100 anos de idade.

 


5 - Lagosta

 

Lagosta.jpg

Lagostas, se não forem parar em uma panela, são praticamente imortais. Elas são capazes de controlar a expectativa de vida de algumas enzimas importantes, indefinidamente. Mesmo envelhecendo, sua capacidade reprodutiva e seu metabolismo continuam funcionando muito bem.

 

 

Na verdade, não sabemos exatamente quantos anos uma lagosta pode viver, porque elas não possuem esqueleto interno e mudam muitas vezes de carapaça, o que significa que não possuem uma estrutura onde fique “registrada” sua idade.

 

A única pista que temos é seu peso e tamanho, pois as lagostas aparentemente não param de crescer nunca. Algumas chegam a pesar até 200kg. Infelizmente, poucas hoje chegam a esse estágio, já que são alvos de pescas intensas.

 


6 - Planárias

 

Planárias.jpg

As planárias são o “Wolverine” do mundo animal, com seu incrível poder de regeneração. Na verdade, elas são muito mais do que isso. Se você cortar uma plenária em dois pedaços, seja na vertical ou horizontal, essas partes se regeneram e formam dois novos indivíduos semelhantes àquele cortado. Se cortar em três pedaços, eles também se regeneraram.

 

Dá pra ser mais incrível e assustador que isso?

 


7 - Baratas

 

Baratas.jpg

As baratas já estão no planeta a muito mais tempo do que nós. Os registros mais antigos são de mais de 320 milhões de anos. Mais ainda: elas devem ficar por aqui muito mais tempo do que nós, já que a espécie seria capaz de sobreviver até mesmo a um desastre nuclear.

 

Elas são tão resistentes (e persistentes) que em alguns casos podem até mesmo sobreviver por vários dias sem a cabeça. Isso porque, depois de cortar a cabeça de uma barata, seu pescoço se “fecha” com a coagulação, impedindo a hemorragia.

 


8 - Besouro da Namíbia

Besouro da Namíbia.jpg

O Besouro da Namíbia tem uma habilidade muito especial. Mesmo vivendo em um deserto, onde é muito difícil encontrar água, ele consegui atrair a umidade com sua carapuça e transformá-la em gotas de água. As gotículas se acumulam em suas costas e descem pelos sulcos até chegar à boca.

 

Esse animal inspirou a criação de telas captadores de névoa, utilizadas para fornecer água às pessoas que vivem em clima muito secos ou com difícil acesso à água.

 


9 - Rato-toupeira-pelado

Rato-toupeira-pelado.jpg

Esses ratos são tão estranhos que mereciam um capítulo a parte. Além de sua aparência, capaz de ganhar qualquer concurso de feiura na natureza, eles são capazes de sobreviver em ambientes com pouquíssimo oxigênio.

 

Eles também costumam viver cerca de 30 anos, enquanto a maior parte dos demais roedores não passa dos 4 anos. Mas o mais interessante sobre ele talvez seja que, até onde sabemos, são imunes ao câncer. Não há um único caso de câncer registrado entre esses ratos - algo comum em muitos outros roedores.

 

 

 

Para visitar a fonte da informação, clique aqui

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 11:16


Pesquisar

 



Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural