Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Acima de tudo, cultura geral
Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...
Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...
deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...
O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...
É com muita pena que leio notícias dessas!
Não é difícil ficar exposto a todo o tipo de ameaças aquando do uso do PC. Worms, trojans, vírus e outros espécimes maliciosos estão frequentemente à espreita, especialmente na Internet. A proliferação demalwares em todas as plataformas é mais do que ponto assente e tem sido assunto tratado no Pplware, que inclui o roubo de dados e a invasão de privacidade.
A prevenção é a primeira e principal linha de defesa, baseado no senso comum, mas não é tudo. Para o ajudar criámos um guia que irá eliminar infecções de vírus e melhorar a sua política de segurança.
Apesar da prevenção ser o meio mais eficaz para combater uma ameaça, podemos reconhecer que nem sempre é possível ficar seguro de uma infecção de vírus no PC.
Sintomas
Estas infecções caracterizam-se, normalmente, quando damos conta que o computador começa a ficar mais lento do que é normal. O sistema operativo mostra erros aleatórios, o browser pára sem motivo, anúncios estranhos que aparecem como cogumelos e, em casos mais graves e catastróficos, reparamos que não conseguimos aceder aos nossos documentos e/ou ficheiros por se encontrarem inacessíveis ou codificados.
No caso de confirmar um ou todos os sintomas acima descritos e se o antivírus que tem instalado não detectou nada, o mais provável é que o mesmo vírus venha a impedir o utilizador de instalar qualquer processo de limpeza, por isso prepare-se para um longo e complicado processo de limpeza de malware.
Uma boa dose de paciência e positivismo é recomendada.
Guardar toda a informação
Não importa qual o tipo de infecção de PC a que estamos sujeitos, o principal é tentar conseguir fazer uma cópia de segurança dos nossos dados.
Desde documentos, fotos, vídeos e todas as outras informações mesmo aquelas que desconfiamos que estão infectadas, pois tenha em conta que mais tarde poderá ser viável a sua limpeza.
Mas e se estamos infectados por uma ameaça de Ransomware?
Geralmente este tipo de vírus criptografa toda a nossa informação para pedir um «resgate». O conselho é guardar toda a informação que seja possível para tentar salvá-la mais tarde. Basta fazer uma cópia sem executar nada, pois caso o faça pode correr o risco de infectar outros sistemas, caso já esteja num sistema limpo.
Guardar toda a informação em Modo de Segurança
Uma vez que a grande maioria das ameaças existentes num PC reside no facto de arrancarem com o sistema operativo, uma das soluções passa por, com o propósito de limitar os danos ao PC e para armazenar os ficheiros que nos interessam em sistemas Windows, tentar arrancar em Modo de Segurança, pressionado várias vezes F8 logo a seguir ao ligar o seu PC nas versões do Windows até ao 7.
Do Windows 8 ao 10 para quem tenha o UEFI a funcionar com discos SSD o atalho F8 não vai funcionar, sendo o ideal correr o comando MSCONFIG e escolher o Arranque Seguro.
Com o Modo de Segurança, no Windows, o sistema irá carregar somente os drivers e serviços básicos do sistema operativo, tornando-se extremamente útil para encontrar e solucionar problemas que com um arranque dito «normal» não seria possível.
Leia mais aqui