Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Saiba como eliminar um vírus do PC

Sexta-feira, 12.02.16

Não é difícil ficar exposto a todo o tipo de ameaças aquando do uso do PC. Worms, trojans, vírus e outros espécimes maliciosos estão frequentemente à espreita, especialmente na Internet. A proliferação demalwares em todas as plataformas é mais do que ponto assente e tem sido assunto tratado no Pplware, que inclui o roubo de dados e a invasão de privacidade.

 

A prevenção é a primeira e principal linha de defesa, baseado no senso comum, mas não é tudo. Para o ajudar criámos um guia que irá eliminar infecções de vírus e melhorar a sua política de segurança.

 

Apesar da prevenção ser o meio mais eficaz para combater uma ameaça, podemos reconhecer que nem sempre é possível ficar seguro de uma infecção de vírus no PC.

 

Sintomas

 

Estas infecções caracterizam-se, normalmente, quando damos conta que o computador começa a ficar mais lento do que é normal. O sistema operativo mostra erros aleatórios, o browser pára sem motivo, anúncios estranhos que aparecem como cogumelos e, em casos mais graves e catastróficos, reparamos que não conseguimos aceder aos nossos documentos e/ou ficheiros por se encontrarem inacessíveis ou codificados.

No caso de confirmar um ou todos os sintomas acima descritos e se o antivírus que tem instalado não detectou nada, o mais provável é que o mesmo vírus venha a impedir o utilizador de instalar qualquer processo de limpeza, por isso prepare-se para um longo e complicado processo de limpeza de malware.

 

Uma boa dose de paciência e positivismo é recomendada.

 

 Guardar toda a informação

 

Não importa qual o tipo de infecção de PC a que estamos sujeitos, o principal é tentar conseguir fazer uma cópia de segurança dos nossos dados.

 

Desde documentos, fotos, vídeos e todas as outras informações mesmo aquelas que desconfiamos que estão infectadas, pois tenha em conta que mais tarde poderá ser viável a sua limpeza.

 

Mas e se estamos infectados por uma ameaça de Ransomware?

Geralmente este tipo de vírus criptografa toda a nossa informação para pedir um «resgate». O conselho é guardar toda a informação que seja possível para tentar salvá-la mais tarde. Basta fazer uma cópia sem executar nada, pois caso o faça pode correr o risco de infectar outros sistemas, caso já esteja num sistema limpo.

 

Guardar toda a informação em Modo de Segurança

 

Uma vez que a grande maioria das ameaças existentes num PC reside no facto de arrancarem com o sistema operativo, uma das soluções passa por, com o propósito de limitar os danos ao PC e para armazenar os ficheiros que nos interessam em sistemas Windows, tentar arrancar em Modo de Segurança, pressionado várias vezes F8 logo a seguir ao ligar o seu PC nas versões do Windows até ao 7.

 

 

Do Windows 8 ao 10 para quem tenha o UEFI a funcionar com discos SSD o atalho F8 não vai funcionar, sendo o ideal correr o comando MSCONFIG e escolher o Arranque Seguro.

 

Com o Modo de Segurança, no Windows, o sistema irá carregar somente os drivers e serviços básicos do sistema operativo, tornando-se extremamente útil para encontrar e solucionar problemas que com um arranque dito «normal» não seria possível.

 

Leia mais aqui

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 21:21


Pesquisar

 



Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural