Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Ricardo Salgado deverá apresentar demissão amanhã

19.06.14, Planeta Cultural

O "Expresso" noticia esta quinta-feira, 19 de Junho, que a administração do BES vai renunciar ao mandato. O que poderá acontecer já amanhã. Ricardo Salgado deverá abdicar da liderança do banco e já terá "escolhido" o seu sucessor: Morais Pires. O que não consegue o consenso, já que José Maria Ricciardi está contra e deverá avançar com um lista própria. 

 

O jornal diz que o banco deverá convocar uma assembleia geral de accionistas já amanhã, onde estas questões serão debatidas. O processo deverá estar concluído até ao final de Julho, depois de Salgado completar 70 anos.

 

Salgado deverá abdicar da liderança, mas não abandonará o banco, querendo ficar num novo comité estratégico, segundo o "Expresso". Este comité não é um órgão estatutário, não tem funções deliberativas nem interfere na gestão da instituição. É um órgão de representação dos accionistas, que dá recomendações sobre temas estratégicos do banco.

 

O jornal diz que o novo modelo já terá o acordo do Banco de Portugal. 

 

Os elementos do Conselho Superior do Grupo Espírito Santo (GES) foram chamados pelo governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, depois de ter sido noticiado que os responsáveis tencionam apresentar a sua demissão. O Expresso adianta que os membros que em cima da mesa está a sucessão e o modelo de governação do BES.

 

Fazem parte do Conselho Superior em representação dos cinco ramos da família, Ricardo Salgado; José Manuel Espírito Santo e Ricardo Abecassis; Fernando Manuel Espírito Santo e Manuel Fernando Espírito Santo; Comandante António Ricciardi e José Mário Ricciardi; e Pedro Mosqueira do Amaral.

 

 

In. Jornal de Negócios