Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Primeiro transplante de cabeça pode mesmo acontecer já em 2017

Terça-feira, 22.09.15

transplante-cabeca.jpg

 

O primeiro candidato a um transplante de cabeça é russo e sofre de uma doença genética degenerativa, Atrofia Muscular Espinhal 

 

Valery Spiridonov tem uma doença degenerativa, Atrofia Muscular Espinhal, e decidiu arriscar ser a primeira cobaia humana a um transplante de cabeça. 

 

"Lido com o assunto com bastante tranquilidade, à espera que a data seja confirmada. Não me importa onde ou quando, não tenho pressa. O que me importa é sentir que posso confiar no procedimento," diz o jovem voluntário, de apenas 30 anos. 

 

Atrofia Muscular Espinhal, também conhecida como síndrome de Werdnig-Hoffmann, é uma doença genética degenerativa que impede os movimentos de todos os membros, com a excepção das mãos e da cabeça, e que acaba por conduzir à morte - "degenera os músculos, e o coração, afinal de contas, também um músculo," explica Spiridonov. 

 

Quem realizará o procedimento será o controverso neurocirurgião italiano, Sergio Canavero, que tem sido muito criticado por outros neurocirurgiãos, que acham o método demasiado arriscado. Canavero garante que desenvolveu uma técnica que permitirá unir a cabeça do paciente a outro corpo saudável, doado por um indivíduo que sofra morte cerebral. 

 

Canavero anunciou no início de setembro que a cirurgia será realizada no fim de 2017 na Universidade Médica de Harbin, na China. 

 

"Acreditamos que teremos tudo pronto até à grande data," confirmou Spiridonov, que é programador e artista gráfico. O russo está decidido a contribuir para os avanços da medicina e diz que nada o fará mudar de ideias. 

 

Só falta ter autorização e tudo estará encaminhado - "A China quer tomar a iniciativa e está disposta a arriscar para obter uma vitória no meio científico. A permissão das autoridades para realizar a operação é um assunto que, apesar de não estar ainda resolvido, estará para breve," comentou o paciente sobre o lugar onde deve ser feito o procedimento. 

 

Canavero está a trabalhar em parceria com o médico chinês Ren Xiaoping, que, segundo Spiridonov, realizou experiências com ratos que provariam a eficácia da técnica desenvolvida pelo neurocirurgião italino - "(...) Há vídeos nos quais é possível comprovar que os ratos sobrevivem um tempo depois da operação," afirmou Spiridonov. "A pesquisa é focada em prolongar a vida desses ratos o mais possível, a sua qualidade de vida e o processo de regeneração" após a operação.  

 

Canevero usará polietilenoglicol, substância que irá fazer as ligações entre a cabeça e as fibras nervosas da medula, deste modo o cérebro poderá dar ordens ao corpo e pôr os órgãos e extremidades em movimento. 

 

 

Em 1970, um cirurgião americano conseguiu unir a cabeça de um chimpanzé ao corpo de outro, mas não pôde conectar o cérebro com a espinha dorsal e o animal morreu nove dias depois da cirurgia. 

 

A operação custará cerca de 9 milhões de euros e durará 36 horas, terá, ainda, a presença de 150 médicos no bloco operatório.

 

 

Para visitar a fonte da informação, clique aqui

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 18:42


Pesquisar

 



Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural