Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Por que 3x5 não é igual a 5x3

Sábado, 07.11.15

5x3.jpg

 

Mesmo para os adultos que ainda sofrem com tabuada, 5x3 não traz grandes dificuldades.

 

Então por que essa simples conta está causando uma polêmica tão acalorada na internet?

 

Tudo começou quando uma foto da resposta dada a essa questão em um exame de um aluno americano foi compartilhada na rede social Reddit.


Na prova, o aluno responde que 5x3 era igual a 15 seguindo o raciocínio de que a soma de 5+5+5 tem o mesmo resultado. Mesmo assim, o professor corrigiu a questão dizendo que a resposta do aluno estava errada.

 

O professor faz a correção dizendo que a solução correta era "3+3+3+3+3".

 

A foto do exame deu a volta ao mundo, dividindo internautas entre partidários e detratores da professora e do aluno.

 

Diante da polêmica, o professor deixou claro que o exame pedia que fosse usada a 'estratégia de adição repetida', e que 5x3 significa que a ideia era somar 5 vezes o número 3, ou seja, 3+3+3+3+3.

 

A polêmica foi tamanha que o Conselho Nacional de Professores de Matemática dos EUA (NCTM, na sigla em ingles) resolveu se posicionar, dando razão ao professor.

 

"Parte do que ensinamos às crianças está baseado no fato de que queremos que elas sejam pensadoras e capazes de solucionar problemas. Queremos que os alunos entendam o que estão fazendo, e não apenas dar a resposta certa", disse Diane Briars, presidente da organização.

 

Para os defensores do método, ele ajuda os estudantes na hora de lidar com problemas mais complexos.

 

Já os críticos desse método afirmam que ele pode ser muito confuso para as crianças. E que seria por demasiado estrito considerar a resposta no exame errada, já que a resposta final à equação colocada está correta.

 

Essa não é a primeira vez que um problema matemático acaba virando um fenômeno de compartilhamento nas redes sociais. Em abril, um enigma de lógica proposto a alunos de uma escola secundária em Cingapura se tornou viral.

 

A tarefa colocada aos alunos era a de descobrir a data do aniversário de 'Cheryl', partindo de informações sobre ela e outros dois amigos.

 

 

Se desejar visitar a fonte da informação, clique aqui

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 11:06


Pesquisar

 



Contacto

planetacultural@sapo.pt


Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural

Quantos nos visitaram desde 13FEV2016?