Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Tags

Mais tags



Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Pingo Doce volta a antecipar pagamento aos pequenos produtores por mais um ano

Quinta-feira, 01.05.14
O Pingo Doce voltou a antecipar o pagamento aos pequenos produtores em dez dias, medida que entra hoje em vigor e que é válida por 12 meses, disse à Lusa o diretor comercial da rede de supermercados da Jerónimo Martins.
.

No ano passado, o Pingo Doce já tinha renovado o acordo assinado com a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), sendo que este é o terceiro ano em que a medida vigora.

Questionado sobre o impacto desta medida, o diretor comercial do Pingo Doce, Pedro Leandro, adiantou que deverá rondar entre os 50 e os 60 milhões de euros.

 

"No fundo, este dinheiro que deixa de estar nas nossas mãos é injetado no sector primário, permitindo contribuir para a sua sustentação", disse Pedro Leandro, sublinhando que a medida se "destina aos fornecedores nacionais", como os pequenos e médios produtores de fruta, legumes, carne, peixe, vinhos e charcutaria, "com modelos de negócio viáveis, mas cuja sustentabilidade está ameaçada" pela situação económica.

 

"Como é natural, não podendo antecipar o prazo de pagamento a todos os nossos fornecedores nacionais em situação de dificuldade, escolhemos empresas em cujos negócios acreditamos, que nos têm vindo a dar sinais consistentes de se encontrarem em dificuldades de liquidez e para as quais o custo da dívida se tornou incomportável (ao ponto de poder inviabilizar os seus negócios), e que, simultaneamente, sejam nossos parceiros há pelo menos cinco anos, tenham uma relação de dependência com o Pingo Doce correspondente a 50% ou mais do seu volume de vendas e tenham um nível de serviço de pelo menos 95%", acrescentou.

 

Desde 2012, "já beneficiaram desta medida mais de 500 produtores nacionais", disse.

 

Questionado sobre a razão da nova antecipação do pagamento, Pedro Leandro explicou que resulta da "constatação de grandes dificuldades de tesouraria e acesso ao crédito" dos fornecedores do Pingo Doce.

 

"Esta é uma medida extraordinária, motivada por uma situação de exceção que se vive em Portugal também na agricultura", afirmou.

 

Em declarações à Lusa, o presidente da CAP, João Machado, classificou a medida como "muito importante", afirmando que "pode ajudar a produção nacional", já que recebe "mais cedo".

 

Esta medida "abrange muitos produtores, adianta dinheiro sem custos financeiros e ajuda as empresas a continuarem a laborar", acrescentou.

 

Questionado sobre o balanço de dois anos desta medida, João Machado disse que esta só tinha "aspetos positivos", uma vez que ajuda "a produção nacional".

 

Atualmente, disse o presidente da CAP, apenas o Pingo Doce antecipa o pagamento a pequenos produtores, já que "não foi possível estender a outros hipermercados".

 

 

 

In' Jornal de Negócios

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 15:01


Pesquisar

 



Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural