Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Comentários recentes

• Triptofano!

Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

• Veegam

Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

• Firmino

deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

• Planeta Cultural

O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

• Maribel Maia

É com muita pena que leio notícias dessas!

Mutações genéticas explicariam convulsões atribuídas à vacina tríplice

Segunda-feira, 27.10.14

Cientistas dinamarqueses descobriram a existência de uma pré-disposição genética que pode explicar porque algumas crianças podem ter convulsões febris após a aplicação da vacina combinada SPR (contra sarampo, papeira - ou bócio - e rubéola).

As convulsões febris ocorrem nas crianças quando elas apresentam febre alta e podem durar de um a cinco minutos, antes de os pequenos voltarem à normalidade. No geral, a crise não se reproduz, nem tem consequências para o cérebro.

Estas convulsões não estão relacionadas a crises de epilepsia, que ocorre na ausência de febre.

Em um estudo publicado no domingo na revista britânica Nature Genetics, os cientistas mostraram que cerca de uma criança em cada mil apresentam convulsões febris depois de tomar a vacina tríplice viral.

Para Bjarke Feenstra, principal autor do estudo, não se pode questionar a eficácia desta vacina tríplice, "que evita a morte de um milhão de crianças a cada ano no mundo".

"Os resultados de estudos como o nosso deveriam levar à criação de vacinas ainda mais seguras", destacou o cientista em e-mail enviado à AFP.

Ao estudar o perfil genético de 1.300 crianças dinamarquesas que tiveram convulsões febris após receber a vacina tríplice e compará-las a 5.800 crianças que não tinham sido vacinadas e 2.000 que sofreram convulsões não vinculadas à vacina, os cientistas identificaram várias mutações genéticas que favorecem as convulsões.

Duas delas estão relacionadas aos genes que desempenham um importante papel na forma como o sistema imunológico reage aos ataques virais.

Outros quatro afetam os genes que comandam os canais iônicos implicados no funcionamento dos neurônios.

Segundo o estudo, as crianças que apresentam as últimas quatro mutações correm um risco cerca de quatro vezes maior de ter convulsões febris do que as crianças que não as têm.

No entanto, os cientistas revelam que as seis mutações até agora só representam uma pequena parte de causas genéticas suscetíveis de favorecer as convulsões.

Eles destacam, ainda, que as mutações só foram estudadas nas crianças dinamarquesas e que não sabem se exitem os mesmos riscos em outras partes.

Em 1998, um estudo publicado na revista médica britânica The Lancet teria semeado pânico no mundo anglo-saxão, ao relacionar a vacina tríplice com o autismo.

Embora o artigo tenha sido retirado depois, devido a "irregularidades", o temor sobre esta vacina persiste entre os pais, muitos dos quais se negam a vacinar os filhos, sobretudo na Grã-Bretanha.

Para visitar a fonte da informação clique aqui

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 19:45

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

subscrever feeds

Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;