Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Morreu Mike Nichols, realizador de «Closer» e «A Primeira Noite»

20.11.14, Planeta Cultural

Mike Nichols.jpg

 

O cineasta Mike Nichols, vencedor do Óscar de melhor realização pelo filme «A Primeira Noite» (1967), morreu aos 83 anos na quarta-feira. Segundo o The Hollywood Reporter, o realizador não resistiu a uma paragem cardíaca.


Nascido na Alemanha, Nichols também foi nomeado ao Óscar pelo seu trabalho em « Working Girl», «Silkwood» e «Quem Tem Medo de Virginia Woolf?» - este último, lançado em 1966, inaugurou a sua carreira cinematográfica com uma linguagem teatral, o que lhe rendeu cinco Óscars, incluindo o de melhor actriz para Elizabeth Taylor.


Com origem no teatro, Nichols ficou famoso por trabalhar com grandes actores. Além de Elizabeth Taylor e Rihcard Burton, o cineasta conseguiu grandes performances de Meryl Streep e Jack Nicholson (em «O Lobo» e «A Difícil Arte de Amar»).


Com «A Primeira Noite», um dos marcos do cinema nos anos 1960, Nichols revelou Dustin Hoffman, no papel de um adolescente que perde a virgindade.


No papel de uma misteriosa stripper em «Closer» (2005), Natalie Portman venceu o Globo de Ouro de Melhor Actriz Secundária e recebeu uma nomeação ao Óscar.

 

 

Em «Closer - Perto Demais», um dos seus últimos sucessos, Nichols transportou para o cinema a peça de Patrick Marber, sobre os relacionamentos e traições de quatro personagens, vividos por Julia Roberts, Jude Law, Clive Owen e Natalie Portman - que recebeu elogios pela sua actuação no papel de uma stripper.


O seu último filme foi a sua comédia política «Jogos do Poder», de 2007, protagonizado por Tom Hanks e Julia Roberts.


O presidente da ABC News, James Goldston, descreveu Nichols como «um verdadeiro visionário». «Ninguém era mais apaixonado pelo seu ofício do que Mike», disse. Nichols foi uma dos poucos artistas a ganhar os principais prémios do entretenimento norte-americano - um Emmy, Grammy, Óscar e Tony.


O realizador era casado com a apresentadora da ABC News Diane Sawyer – a sua quarta mulher - desde 1988, e deixa três filhos.

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui