Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Mau tempo: Sete distritos do país vão estar sob ‘Aviso Vermelho’.

Domingo, 14.02.16

O mau tempo vai continuar hoje a afetar grande parte de Portugal, depois de no sábado ter provocado cheias, inundações, deslizamento de terras e cortes em estradas e linhas ferroviárias, bem como o desaparecimento de um ciclista.

 

As previsões para hoje apontam para um agravamento das condições meteorológicas, em especial nas regiões a norte do rio Tejo e, em particular, no Minho e Douro Litoral, com chuva persistente, por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada e de granizo.

 

A agitação marítima na costa ocidental irá aumentar, com as ondas a poderem atingir cinco a sete metros a partir da madrugada de hoje, sendo que a norte do Cabo Raso poderão chegar a sete ou a oito metros.

 

Segundo as previsões, a norte do Cabo Raso, as ondas poderão atingir o máximo de 14 metros.

 

Devido ao estado do mar, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob 'Aviso Vermelho' os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.

 

O 'Aviso Vermelho' é o mais grave da escala de avisos do IPMA e refere-se a uma "situação meteorológica de risco extremo".

 

O IPMA também prevê vento forte com rajadas até 100 quilómetros por hora no litoral e até 120 quilómetros por hora nas terras altas, com possibilidade de situações mais extremas de vento, e queda de neve nas regiões do Norte e Centro até à cota de 600 metros, bem como uma descida de temperatura.

 

No sábado, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou centenas de ocorrências, a maioria inundações e deslizamentos de terras, e um ciclista foi arrastado pelas águas do rio Vouga em Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, um dos mais afetados pelo mau tempo, tal como Porto e Coimbra.

 

Além de inundações e deslizamentos de terras, o mau tempo também obrigou ao corte de estradas, ao encerramento de barras marítimas e à suspensão da circulação de comboios, tendo a CP interrompido a venda de bilhetes nas linhas ferroviárias do Norte e da Beira Alta.

 

 

Perante as previsões meteorológicas, a ANPC alertou para a possibilidade de inundações em "zonas historicamente vulneráveis", mais prováveis nas bacias dos rios Minho, Lima, Cávado, Ave, Vouga, Douro e Mondego, "não sendo de excluir situações de cheias provocadas pelo aumento do caudal das principais linhas de água".

 

De acordo com a Proteção Civil, existe o risco de "as condições de saturação dos solos favorecerem a possibilidade de ocorrência de deslizamentos em zonas de declive mais acentuado".

 

 

Se desejar visitar a fonte da informação, clique aqui

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 12:06


Pesquisar

 



Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural