Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Luis Aragonés morreu

Sábado, 01.02.14

O antigo selecionador espanhol, que levou La Roja ao título europeu de seleções em 2008, faleceu esta madrugada.

Aragonés estava a contas com uma grave doença, segundo informa a imprensa espanhola, não resistindo à partida para este primeiro dia de fevereiro de 2014.

Com carreira notabilizada inicialmente como jogador, onde representou o Atlético de Madrid durante onze temporadas, foi também nos colchoneros que Aragonés passou grande parte do seu tempo como treinador.

 

 

Aliás, foi no clube de Madrid que conseguiu vencer o campeonato espanhol, na época 1976/77, antes de passar por vários outros clubes espanhóis, desde os dois clubes de Barcelona (Barça e Espanyol), aos dois clubes de Sevilha (Sevilla e Betis), passando pelo Valencia, Mallorca e Oviedo.

Porém, o seu ponto alto haveria de acontecer em 2008. Comandando uma equipa com base em jogadores de Barcelona e Real Madrid e com o ataque entregue a Fernando Torres (Liverpool) e David Villa (Valencia), o técnico conseguiu arrecadar o Europeu de 2008 e dar início a um reinado de seleções que perdura até hoje, mesmo que tenha saído logo depois desse torneio, dando lugar a Vicente del Bosque.

Depois disso, teve a sua primeira e única experiência fora de Espanha, treinando os turcos do Fenerbahçe, ainda que sem grande sucesso.

Luis Aragonés é conhecido também por inúmeras passagens marcantes e que fizeram correr muita tinta. A certa altura, jogava Reyes (ex-Benfica) ainda no Arsenal, e Aragonés, já como selecionador, disse-lhe num treino: «Diz a esse negro, da minha parte, que você é melhor do que ele».

Foi também Aragonés quem afastou Raul González, mítico avançado da Roja e do Real Madrid, das convocatórias da seleção, numa decisão polémica que sucedeu antes do Euro 2008: «Sabem a quantos Mundiais foi Raul? Três. E sabem a quantos Europeus foi? Dois. Digam-me quantos ganhámos».

Aliás, é Luis Aragonés quem despoleta o título de La Roja para a seleção espanhola: «Gostava que a seleção tivesse um nome, uma identidade. Tal como o Brasil é a Canarinha ou a Argentina é a Albiceleste, gostava a Espanha fosse La Roja».

Espanha chora a morte do técnico. Luis Aragonés chegou, fisicamente, ao fim aos 75 anos. O legado, esse, irá continuar por muito mais tempo...

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 12:39


Pesquisar

 



Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural