Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Intel cria novo formato de PC compacto que permite trocar de processador

Sexta-feira, 28.08.15

A Intel criou um novo formato de computador compacto que tem a vantagem de poder trocar de processador. O 5×5 oferece um soquete LGA de tamanho normal, que aceita diferentes tipos de processadores Intel. A placa poderá calçar desde as CPUs mais simples da linha Celeron e Pentium aos processadores Core i7.

 

A novidade foi revelada pela Intel durante sua conferência para desenvolvedores, a IDF (fórum para desenvoldores da Intel) 2015.

intel-5x5-placa.jpg 

A Intel não especificou o formato de pinos do soquete LGA presente na placa, o que impede determinar exatamente que processadores ela poderia usar, mas com um perfil de dissipação de energia na faixa entre os 35 e 65 watts, é possível deduzir que a placa foi desenhada para usar versões domésticas dos chips da Intel.

 

O novo formato da Intel é o que de menor existe em termos de placa-mãe com soquete para processador, com área 29% menor do que a encontrada numa placa mini-ITX, até então o menor formato possível para quem procurava uma placa minúscula com opção de trocas futuras de processador (placas mini-ITX medem 6,7 x 6,7 polegadas). A 5×5 tem interface M.2, usada principalmente em SSDs de notebooks, e dois slots para memória RAM.

 

A placa tem porta Ethernet, slot para placa wireless, duas portas USB 3.0 e duas saídas HDMI. A ausência de barramentos PCIe significam que será impossível ligar uma placa de vídeo dedicada ao 5×5, restringindo seu uso a situações que não dependam tanto de processamento gráfico.

 

 

Mais uma aposta da Intel para o mercado de mini computadores (depois do NUC, que tem placa 4×4 e processador soldado), o 5×5 ainda não tem data para chegar ao mercado consumidor. A expectativa é de as primeiras máquinas adotando o novo formato comecem a ser comercializadas no começo de 2016.

 

 

Para visitar a fonte da informação, clique aqui

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 11:28

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Pesquisar

 


subscrever feeds


Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural