Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Tags

Mais tags



Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Indícios de vida extraterrestre recolhidos pela sonda Curiosity em Marte

Quarta-feira, 17.12.14

A sonda Curiosity detetou flutuações nos níveis de metano em Marte que não podem ser explicadas facilmente por motivos geológicos. Uma das teorias é de que estas flutuações indiciam a existência de vida no planeta vermelho.

curiosity.jpg

 

Também a justificação de que o metano possa ter sido trazido por outros cometas ou asteroides para Marte não é suficiente para os investigadores. «Por termos encontrado metano na atmosfera de Marte, não significa que tenhamos encontrado provas de vida em Marte, mas essa é uma das poucas hipóteses que estamos a considerar», afirmou John Grotzinger, um dos cientistas da missão Curiosity, citado pelo The Guardian.

 

Os sensores da Curiosity detetaram um aumento de dez vezes do nível de metano na atmosfera em determinados momentos. Os investigadores acreditam que o gás possa estar a ser expelido por algum organismo vivo. Uma fonte biológica, como um organismo vivo, ou uma fonte não biológica, como a interação entre água e as rochas, são as duas explicações possíveis para as oscilações nos níveis de metano. O metano na Terra é produzido maioritariamente por organismos vivos, mas existem várias outras origens possíveis.

 

 

Durante quatro medições sequenciais, a Curiosity registou valores como 0,69 ppbv (de parts per billion by volume) até 7,2 ppbv. As diferenças foram notadas em intervalos de 200 a 300 metros, durante um quilómetro, ao fim do qual desaparecem completamente os vestígios de metano.

 

A sonda detetou estas variações numa região conhecida por cratera Gale e que está a ser explorada desde agosto de 2012. Também nesta zona foram encontrados vestígios de água, o que ajuda a construir a teoria de que o local possa ter albergado vida há milhões de anos. Sabe-se que  a cratera terá sido formada há cinco mil milhões de anos, fruto de uma colisão de um meteoro gigante com Marte.

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 12:12


Pesquisar

 



Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural