Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Google lança código de boa conduta para utilizadores dos Google Glass

19.02.14, Planeta Cultural

O gigante da internet norte-americano Google publicou um código de boa conduta para os utilizadores dos seus óculos interativos, cujos protótipos já suscitaram receios sobre a proteção da vida privada.

 

"Não sejam rudes ou perturbadores", escreveu a empresa numa mensagem divulgada na internet para os "exploradores", os técnicos que estão a testar os dispositivos, aconselhando-os a "respeitar os outros" e a "não ficarem impacientes se surgirem dúvidas sobre os óculos".

 

O grupo parece querer impedir os portadores dos "Google Glass" de serem expulsos de restaurantes, cafés ou outros estabelecimentos devido a perturbações causadas pela máquina fotográfica incluída nos dispositivos.

 

Para acalmar as preocupações, a Google sugere aos utilizadores que proponham uma demonstração do aparelho, que peçam autorização antes de tirarem uma fotografia e que respeitem as regras impostas para os telefones portáteis.

 

"Se lhe for solicitado que desligue o telefone, desligue os óculos também", defendeu a empresa, que acrescentou: "Quebrar as regras ou ser mal-educado não permitirá criar um entusiasmo junto dos comerciantes, e prejudicará outros exploradores".

 

A Google recordou também que os óculos são concebidos para prestar informações breves aos utilizadores, e desaconselha que se olhe para o ecrã durante períodos demasiado longos, para evitar ter "um ar demasiado estranho para as pessoas em redor".

 

"Assim, não leiam o 'Guerra e Paz' nos óculos. Algumas coisas são mais bem feitas em ecrãs maiores", assinalou, lembrando também que não devem ser utilizados durante a prática de desporto.

 

Os protótipos atuais dos "Google Glass" são compostos apenas por uma pequena haste e um ecrã, que fica situado um pouco acima do olho. Estão reservados para os programadores de aplicações dispostos a pagar 1.500 dólares.

 

Aguarda-se ainda para este ano uma comercialização para o grande público e a Google deu um passo para facilitar a sua adoção, nos últimos meses, ao lançar opções adaptadas a óculos corretivos ou óculos de sol.

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui