Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Fósseis em Marte mostram existência de vida no planeta

05.01.15 | Planeta Cultural

Fósseis em Marte.jpg

A geóloga norte-americana Nora Noffke, da Old Dominion University, afirmou num estudo publicado na revista Astrobiology que pode ter encontrado fósseis na superfície de Marte. Segundo Noffke as imagens captadas pelo robô Curiosity fotografaram uma formação semelhante à deixada por colónias de bactérias na Terra.

 

Estes fósseis são conhecidos pela sigla em inglês Miss (estruturas rudimentares induzidas por insectos). Para a pesquisadora esses fósseis indicam que pode ter havido vida microbiológica na água de Marte, que secou completamente em algum momento do passado.

 


O artigo deixa claro que a hipótese ainda precisa de ser provada ou refutada através de métodos científicos. As rochas que ela analisou foram fotografadas pelo Curiosity em Dezembro de 2012 na Baía de Yellowknife, na Cratera Gale. No local existia um lago que durou até pelo menos 3,7 mil milhões de anos.


Desde que começou a exploração científica em Marte, os cientistas verificam provas da existência de água no solo marciano no passado. No entanto ainda não há consenso de como o planeta perdeu todo o líquido e adquiriu a paisagem inóspita que conhecemos.


O actual problema para comprovar a hipótese de Noffke é o facto de o Curiosity estar bem longe da Baía de Yellowknife, o que impede novos estudos nos fósseis.


Esta não é a primeira vez que fósseis são verificados em Marte. Em 2010 investigadores encontraram rochas na região da fossa Nili que poderiam conter restos fossilizados da vida em Marte. O Instituto para Busca de Inteligência Extraterrestre (Seti, na sigla em inglês), da Califórnia, disse que as formações rochosas com 4 mil milhões de anos conservaram restos do que seriam estruturas biológicas.


Já em 2008 cientistas descobriram nestas rochas evidências de carbonatos, que são produzidos por decomposição de material orgânico sedimentado.

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui

 

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural