Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Foram descobertas mais duas falhas graves no OS X

Terça-feira, 18.08.15

O OSX, sistema operativo da Apple, tem ultimamente andado a sofrer mais do que é normal. Foram várias as falhas descobertas, que deixam vulneráveis os utilizadores e os sistemas onde corre.

 

Dois novos problemas foram descobertos, desta vez por um jovem Italiano, de 18 anos. O problema está na possível corrupção da memória do OSX, que depois dá acesso completo ao sistema.

 

 

As duas falhas descobertas por Luca Todesco foram publicadas por este no GitHub e mostram que com alguma facilidade as medidas de segurança do OSX podem ser contornadas.

 

Os problemas estão na memória deste sistema operativo, que pode ser corrompida, o que leva a que seja possível depois correr código aleatório, o que permite que os atacantes tenham acesso root às maquinas.

 

Estes dois bugs estão documentados por Luca Todesco, que informou a Apple poucas horas depois de os ter descoberto, preparando a companhia para a sua divulgação.

 

Do que ele pode apurar, as falhas existem nas versões mais recentes do OSX, desde a 10.9.5 até à 10.10.5.

Os testes feitos o problema parece estar já resolvido na versão 10.11, El Capitan, que a Apple pretende disponibilizar em breve.

 

Para além de ter descoberto a falha, este investigador de segurança nas horas vagas lançou também um patch que resolve os problemas e que pode ser usado por qualquer utilizador.

 

Caso optem por usar o NULLGuard, que está também disponível no GitHub, tenham em atenção que este não está assinado por um certificado de programador Apple, o que pode causar alguns alertas no OSX.

 

Tenham também presente que esta não é uma solução oficial e que deve ser usada por conta e risco dos utilizadores.

 

A Apple até agora ainda não se pronunciou sobre o problema, mas deverá estar já a preparar uma solução, uma vez que não deverá querer os seus utilizadores expostos a problemas de segurança.

 

 

Para visitar a fonte da informação, clique aqui

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 09:12


Pesquisar

 



Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural