Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Fitch mantém Portugal no lixo. Ainda não foi desta que a dívida soberana passou à categoria de investimento

Sexta-feira, 27.03.15

A Fitch optou por manter o rating soberano de Portugal em ‘BB+’, que é o primeiro nível de "junk". Gorou assim as expectativas de quem apontava que seria hoje que Portugal iria sair do lixo.

 

Já em Outubro do ano passado se esperava que a Fitch pudesse retirar a dívida portuguesa da categoria de investimento especulativo, mas já nessa altura a agência optou pela prudência e por esperar por mais desenvolvimentos na economia do país.

 

Apesar dos inúmeros "desenvolvimentos positivos" que a agência identificou, o que levou a que mantivesse a perspectiva positiva para Portugal, o certo é que as debilidades encontradas levaram a que a Fitch continuasse a preferir a cautela.

 

A justificar a permanência de Portugal no lixo está, nomeadamente, o facto de as metas do governo para a redução do défice orçamental estarem em risco. "No entender da Fitch, é improvável que Portugal corrija o seu défice excessivo em linha com os compromissos assumidos com a União Europeia de o baixar para menos de 3% do PIB em 2015", sublinha o relatório, acrescentando que a Fitch estima um défice nominal de 3,1% este ano. 

 

 

Os outros ratings de Portugal

 

A Moody’s elevou em Julho a notação de Portugal para "Ba1", faltando ainda mais uma subida para deixar de ter a classificação de "lixo"  – categoria em que o investimento na dívida portuguesa é considerado especulativo.

 

Por seu lado, a S&P tem uma notação de ‘BB’ para Portugal, que corresponde ao segundo nível de "lixo". Na sexta-feira passada, 20 de Março, elevou a perspectiva de estável para positiva.

 

A agência canadiana DBRS avalia o "rating" de Portugal em "BBB" (baixo) [qualidade de crédito adequada, que é o último nível da categoria de investimento], sendo que a perspectiva é "estável".

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 21:36


Pesquisar

 



Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural