Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Festival islâmico «Al Mossassa» regressa à vila histórica de Marvão em outubro

22.09.15, Planeta Cultural

A vila histórica de Marvão, no Alto Alentejo, vai recuar no tempo em outubro para homenagear o seu fundador, o guerreiro Ibn Marúan, durante a 10.ª edição do festival islâmico «Al Mossassa».


Promovido pela Câmara Municipal de Marvão, no distrito de Portalegre, o certame vai decorrer pelas ruas íngremes da vila, entre os dias 02 e 04 de outubro, com o objetivo de “atrair” turistas e “realçar as raízes” da localidade, que remontam ao século IX.

 

“Há muitas feiras medievais pelo país, mas nós aqui em Marvão estamos é a celebrar a nossa fundação e, por isso, queremos marcar a diferença com este festival que é diferente”, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, Vítor Frutuoso.

 

Para o autarca, o festival “Al Mossassa” pretende ainda atrair turistas, principalmente os oriundos da vizinha Espanha.

 

“Nós temos à nossa porta a Estremadura espanhola e desde sempre eles [espanhóis] têm dado um grande contributo à nossa dinâmica em Marvão. Não podemos deixar de estar atentos a isso e reforçar esses laços”, disse.

 

A cidade espanhola de Badajoz, que também foi fundada pelo guerreiro Ibn Marúan, recebe esta semana, até domingo, o festival “Al Mossassa”.

 

“Os espanhóis fazem sempre este festival uma semana antes de Marvão e nós somos parceiros neste projeto. O município faz esta ponte com Badajoz e penso que é para manter no futuro”, declarou.

 

Em Marvão, o festival “Al Mossassa”, ou "Festa da Fundação”, recria o ambiente vivido na época, com artesãos a trabalhar ao vivo, malabaristas, encantadores de serpentes, espetáculos de música árabe, danças orientais, manipuladores de fogo e andarilhos, artes circenses, passeios de burro, demonstrações de falcoaria ou lutas de espadas.

 

Um dos atrativos deste evento é o “Mercado das 3 Culturas”, constituído por cerca de 80 pontos de venda.

 

Neste espaço, os visitantes poderão assistir à forma como coabitam os legados islâmico, judaico e cristão, através da oferta de vários produtos e objetos relacionados com estas culturas.

 

De acordo com o município, o programa do primeiro dia do festival, 02 de outubro, inclui um espetáculo de música e dança de Al Caravan e Mohamad Bablli, agendado para as 22:00.

 

No dia 03 de outubro, sábado, a partir das 21:15, os visitantes vão poder assistir na entrada do Castelo de Marvão a um espetáculo dedicado às culturas islâmica, judaica e cristã, com música, dança, acrobatas, malabares de fogo e fogo-de-artifício. A noite termina com um concerto de música Klezmer, através do grupo “Melech Mechaya”, no Largo de Camões, pelas 22:00.

 

Para o último dia do festival, 04 de outubro, está previsto um espetáculo de animação com músicos, bailarinas, aves de rapina, encantadores de serpentes e figuras características da época, pelas ruas de Marvão.

 

A entrada para o certame custa um euro, sendo que parte da receita reverte a favor do Moto Clube de Marvão.

 

 

Se desejar visitar a fonte da informação, clique aqui