Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Tags

Mais tags



Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Festival islâmico «Al Mossassa» regressa à vila histórica de Marvão em outubro

Terça-feira, 22.09.15

A vila histórica de Marvão, no Alto Alentejo, vai recuar no tempo em outubro para homenagear o seu fundador, o guerreiro Ibn Marúan, durante a 10.ª edição do festival islâmico «Al Mossassa».


Promovido pela Câmara Municipal de Marvão, no distrito de Portalegre, o certame vai decorrer pelas ruas íngremes da vila, entre os dias 02 e 04 de outubro, com o objetivo de “atrair” turistas e “realçar as raízes” da localidade, que remontam ao século IX.

 

“Há muitas feiras medievais pelo país, mas nós aqui em Marvão estamos é a celebrar a nossa fundação e, por isso, queremos marcar a diferença com este festival que é diferente”, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, Vítor Frutuoso.

 

Para o autarca, o festival “Al Mossassa” pretende ainda atrair turistas, principalmente os oriundos da vizinha Espanha.

 

“Nós temos à nossa porta a Estremadura espanhola e desde sempre eles [espanhóis] têm dado um grande contributo à nossa dinâmica em Marvão. Não podemos deixar de estar atentos a isso e reforçar esses laços”, disse.

 

A cidade espanhola de Badajoz, que também foi fundada pelo guerreiro Ibn Marúan, recebe esta semana, até domingo, o festival “Al Mossassa”.

 

“Os espanhóis fazem sempre este festival uma semana antes de Marvão e nós somos parceiros neste projeto. O município faz esta ponte com Badajoz e penso que é para manter no futuro”, declarou.

 

Em Marvão, o festival “Al Mossassa”, ou "Festa da Fundação”, recria o ambiente vivido na época, com artesãos a trabalhar ao vivo, malabaristas, encantadores de serpentes, espetáculos de música árabe, danças orientais, manipuladores de fogo e andarilhos, artes circenses, passeios de burro, demonstrações de falcoaria ou lutas de espadas.

 

Um dos atrativos deste evento é o “Mercado das 3 Culturas”, constituído por cerca de 80 pontos de venda.

 

Neste espaço, os visitantes poderão assistir à forma como coabitam os legados islâmico, judaico e cristão, através da oferta de vários produtos e objetos relacionados com estas culturas.

 

De acordo com o município, o programa do primeiro dia do festival, 02 de outubro, inclui um espetáculo de música e dança de Al Caravan e Mohamad Bablli, agendado para as 22:00.

 

No dia 03 de outubro, sábado, a partir das 21:15, os visitantes vão poder assistir na entrada do Castelo de Marvão a um espetáculo dedicado às culturas islâmica, judaica e cristã, com música, dança, acrobatas, malabares de fogo e fogo-de-artifício. A noite termina com um concerto de música Klezmer, através do grupo “Melech Mechaya”, no Largo de Camões, pelas 22:00.

 

Para o último dia do festival, 04 de outubro, está previsto um espetáculo de animação com músicos, bailarinas, aves de rapina, encantadores de serpentes e figuras características da época, pelas ruas de Marvão.

 

A entrada para o certame custa um euro, sendo que parte da receita reverte a favor do Moto Clube de Marvão.

 

 

Se desejar visitar a fonte da informação, clique aqui

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 16:11


Pesquisar

 



Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural