Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Famílias vão poupar mais de 11 milhões com isenções de taxas moderadoras

01.05.15, Planeta Cultural

Alargada até aos 18 anos, isenção atinge mais 438 500 jovens. Famílias poupam 2,3 milhões, segundo dados oficiais para os centros de saúde, e nove milhões nos hospitais, na estimativa do DN.

 

A partir de hoje todos os jovens dos 12 até aos 18 anos passam a estar isentos de taxas moderadoras. São mais 438 500. Para as famílias, a poupança será de 2,3 milhões de euros só nos centros de saúde, de acordo com os dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). O DN fez as contas para a área hospitalar, a um episódio numa urgência polivalente por ano, e estimou uma poupança de 9 milhões de euros. Tudo somado, as famílias podem vir a poupar 11 milhões de euros por ano. A alteração, justificou o governo, vai garantir melhor acesso aos cuidados de saúde. Há 6 milhões de isentos em Portugal.

 

 

Susy Barros Soares têm três filhos: Susana com 15, Simão com 12 e Ema com cinco anos. Para quem faz esticar todos os meses o orçamento familiar até ao limite, as idas ao médicos são quando mesmo imprescindíveis. "A minha filha mais velha foi chamada pelo centro de saúde para fazer um exame global de saúde a 23 de março. Desmarquei porque achei que ela estava bem e assim não teria de pagar a consulta. Se ela já estivesse isenta teria ido e seria uma consulta de prevenção. Agora irei logo que possível marcar uma consulta. Só vou mesmo ao médico se for necessário, porque as taxas moderadoras têm impacto."

 

 

In' DN