Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

E se a doença de Parkinson puder ser 'cheirada'?

24.10.15, Planeta Cultural

Um grupo de cientistas britânicos vai investigar a hipótese de a pele dos doentes com Parkinson, nos estádios iniciais da doença, emitir um odor subtil mas único-

 

Os investigadores britânicos acreditam que a doença pode provocar uma alteração ao nível de uma substância oleosa da pele dos doentes, resultando num odor único e subtil. A confirmar-se, a descoberta poderá permitir milhares de diagnósticos precoces.

 

Estima-se que 7,5 milhões de pessoas em todo o mundo sofram de Parkinson, uma doença degenerativa sem cura nem teste diagnóstico definitivo, que provoca prosseguimente a perda de capacidades como andar, falar e mesmo dormir.

 

Em Portugal, um estudo inédito, de 2014, revelou existirem perto de 13 mil pessoas com Parkinson, a segunda doença neurodegenerativa com maior prevalência no país.

 

A ideia de avançar para uma invstigação surgiu depois de uma pessoa com um olfato bem mais apurado do que o "normal" conseguiu identificar pessoas com Parkinson apenas cheirando as suas t-shirts.

 

Perdita Barran e a sua equipa no Instituto de Biotecnologia da Universidade de Manchester vão usar tecnologia de espectrometria de massa para analisar amostras de pele de pessoas de doentes e não doentes.

 

"A amostra da superfície da pele fornecerá uma fonte rica em metabólitos que podemos extrair para distinguir pacientes saudáveis de pacientes em fases precoces de Parkinson," espera Barran.

 

 

Se este premissa for, de facto, provada, poderá ajudar a fazer diagnósticos precoces em milhares de pessoas.

 

"Esperamos que este resultados levem a um desenvolvimento de teste diagnostico não invasivo que pode ter a habilidade de diagnosticar Parkinson em fase inicial - possivelmente mesmo antes de sintomas físicos acontecerem."

 

 

Se desejar visitar a fonte da informação, clique aqui

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.