Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





E se a doença de Parkinson puder ser 'cheirada'?

Sábado, 24.10.15

Um grupo de cientistas britânicos vai investigar a hipótese de a pele dos doentes com Parkinson, nos estádios iniciais da doença, emitir um odor subtil mas único-

 

Os investigadores britânicos acreditam que a doença pode provocar uma alteração ao nível de uma substância oleosa da pele dos doentes, resultando num odor único e subtil. A confirmar-se, a descoberta poderá permitir milhares de diagnósticos precoces.

 

Estima-se que 7,5 milhões de pessoas em todo o mundo sofram de Parkinson, uma doença degenerativa sem cura nem teste diagnóstico definitivo, que provoca prosseguimente a perda de capacidades como andar, falar e mesmo dormir.

 

Em Portugal, um estudo inédito, de 2014, revelou existirem perto de 13 mil pessoas com Parkinson, a segunda doença neurodegenerativa com maior prevalência no país.

 

A ideia de avançar para uma invstigação surgiu depois de uma pessoa com um olfato bem mais apurado do que o "normal" conseguiu identificar pessoas com Parkinson apenas cheirando as suas t-shirts.

 

Perdita Barran e a sua equipa no Instituto de Biotecnologia da Universidade de Manchester vão usar tecnologia de espectrometria de massa para analisar amostras de pele de pessoas de doentes e não doentes.

 

"A amostra da superfície da pele fornecerá uma fonte rica em metabólitos que podemos extrair para distinguir pacientes saudáveis de pacientes em fases precoces de Parkinson," espera Barran.

 

 

Se este premissa for, de facto, provada, poderá ajudar a fazer diagnósticos precoces em milhares de pessoas.

 

"Esperamos que este resultados levem a um desenvolvimento de teste diagnostico não invasivo que pode ter a habilidade de diagnosticar Parkinson em fase inicial - possivelmente mesmo antes de sintomas físicos acontecerem."

 

 

Se desejar visitar a fonte da informação, clique aqui

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 22:06

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Pesquisar

 


subscrever feeds


Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural