Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Tags

Mais tags



Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Dormir de lado pode evitar doenças como o Alzheimer

Quinta-feira, 24.09.15

Um grupo de cientistas da Universidade de Stony Brook, nos Estados Unidos, descobriu que dormir de lado ajuda a diminuir as probabilidades de desenvolver Alzheimer, Parkinson e outras doenças neurológicas.

 

De acordo com o estudo, publicado no “Journal of Neuroscience”, o cérebro consegue eliminar resíduos com mais eficiência quando se dorme nesta posição do que de costas ou de bruços. A pesquisa foi realizada em ratos, cujo cérebro é similar ao dos humanos.

 

O cérebro tem um sistema complexo para limpar soluções químicas prejudiciais que funciona de forma parecida com o sistema linfático, denominado de sistema glinfático por investigadores da Universidade Rochester em 2012.

 

Este sistema possui uma espécie de scanner para fazer a “drenagem” de substâncias indesejadas. O nome vem das células glia, do cérebro, que administram este sistema.

 

“Com esta descoberta, acreditamos que a postura do corpo e a qualidade do sono devem ser consideradas nos diagnósticos e ajudar no entendimento sobre a limpeza de proteínas prejudiciais ao cérebro que podem contribuir ou causar doenças neurológicas”, afirmou Helene Benveniste, da Universidade de Stony Brook.

 

A especialista salienta que, apesar da descoberta, ainda é preciso fazer testes em humanos. Na pesquisa foram usadas ressonâncias magnéticas de contraste dinâmico para observar esse sistema.

 

Os resíduos do cérebro incluem amiloides e proteínas tau, substâncias químicas que afetam o processamento do cérebro de forma negativa quando se acumulam. A pesquisa contou, ainda, com a contribuição de cientistas da Universidade de Rochester, que recorreram à microscopia fluorescente e marcadores radioativos para validar os dados da ressonância e analisar a influência da postura na eliminação de amiloides do cérebro.

 

A posição de lado para dormir é a mais comum entre os humanos e muitos animais.

 

“É interessante que a posição lateral para dormir já é a mais popular nos humanos e na maioria dos animais – mesmo os selvagens – e parece que nós nos adaptamos à posição justamente para limpar o nosso cérebro com mais eficiência dos resíduos metabólicos que produzimos quando estamos despertos. Muitos tipos de demência estão ligados a distúrbios do sono, inclusive dificuldades em adormecer. Também está a aumentar o conhecimento de que os distúrbios do sono podem acelerar a perda de memória na doença de Alzheimer. A nossa descoberta traz um novo insight sobre o assunto ao mostrar que a posição em que se dorme é importante”, disse Maiken Nedergaard, da Universidade de Rochester.

 

 

Se desejar visitar a fonte da informação, clique aqui

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 12:35


Pesquisar

 



Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural