Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Dizem que o mundo pode acabar já no dia 28...

08.09.15 | Planeta Cultural

A Lua Vermelha prevista para a madrugada do dia 28 traz de volta as profecias do Apocalipse. Mas é muito provável que seja apenas uma oportunidade única de ver uma Super Lua e um eclipse lunar em simultâneo

lua-vermelha.jpg

Fenómenos astronómicos sempre deram azo a catstróficas profecias e a Lua Vermelha que ocorrerá na madrugada do próximo dia 28 de Setembro não é exceção.  

 

Mas que base têm estas teorias? Tudo que precisa de saber sobre a lua vermelha que fará uma aparição no final do mês de Setembro: 

 

  • O que é uma lua de sangue? 

 

Fãs da saga Twilight estarão familiarizados com o termo, mas não se deixem enganar, não tem nada a ver com vampiros.  

 

Uma lua de sangue é uma mera designação que descreve a coloração avermelhada que a Lua adquire durante o eclipse total. É um sinal causado pela reflexão da luz do sol na atmosfera terrestre - que a olho nu é vermelha. A lua de sangue adquire uma cor dourada, cobre e vermelho sujo dependendo da posição do sol - costuma estar baixo no céu ou perto do horizonte.  

 

Este ano, o fenómeno poderá ser ainda mais impressionante porque o eclispe ocorrerá em dia de Super Lua

 

  • O que é a profecia da lua de sangue?   

 

A hipótese foi levantada pelos famosos ministros cristãos John Hagee e Mark Blitz - quatro eclipses lunares consecutivos, que começaram em Abril de 2014, com seis luas cheias no meio - é o indicador do fim do mundo, alegadamente descrito na Bíblia Sagrada.  

 

A teoria da lua de sangue é interpretada pelo Book of Joel que diz: "o sol transformar-se-á em escuridão, e a lua em sangue, antes do grande e terrível dia do Senhor chegue."  

 

Alguns dizem que assinala um evento celestial, outros preveem que um asteroide catastrófico irá atingir a terra e provocar uma explosão que a destruirá por completo.

  

Efrain Rodriguez é um dos profetas autoproclamados que está convencido que recebeu uma mensagem de Deus - ele tinha tanta certeza que até escreveu para a NASA para lançar um alerta.  

 

  • O mundo poderá mesmo acabar dia 28?  

 

Segundo Rodriguez podemos começar a gritar já e a preparar o kit de sobrevivência. Ele diz que um asteroide com uma largura de cerca de 40 quilómetros atingirá Porto Rico, originará um terramoto com magnitude 12  e destruirá o resto do mundo como o conhecemos. 

 

Se Rodriguez tiver algum fundo de razão o resultado seria para lá de desastroso. O terramoto mais poderoso alguma vez registado matou 4,485 pessoas e deixou 2 milhões sem casa no Chile em 1960. Alcançou 9.5 na escalda de Richter.  

 

  • Então quando é que é provável que isto aconteça? 

 

Não existe data certa, mas o "fim do mundo" está agendado para o período entre os próximos dias 21 e 28.  

 

  • O que dizem os cientistas?  

 

Se não sabe no que acreditar e teme, nem que seja um bocadinho, que a profecia se torne verdade, não está sozinho. 

 

Tanta é a histeria à volta deste fenómeno que a NASA sentiu-se obrigada a fazer uma declaração para clarificar o assunto:  "Não existe nenhuma prova que um asteroide ou outro objeto celestial esteja numa trajetória que irá impactar com a Terra," disse Paul Chodas, do departamento de objetos perto da terra da NASA. "Na verdade, nem um objeto conhecido tem uma hipótese credível de atingir o nosso planeta no próximo século. Não há bases científicas, nem um traço de provas, que um asteroide ou outro objeto celestial atingirá a Terra nessas datas."

 

Para visitar a fonte da informação, clique aqui

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.