Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Descargas eléctricas provocaram várias mortes em Angola nas últimas semanas

20.11.14, Planeta Cultural

Angola registou nas últimas semanas várias mortes em acidentes provocados por descargas eléctricas, devido ao mau tempo, segundo relatos das equipas provinciais do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, perante a preocupação das autoridades.

 

É o caso da província do Bié, no interior centro do país, em que só este mês já se registaram nove mortes. De acordo com os bombeiros locais, num único caso, ocorrido no município de Catabola - próximo da capital Cuito -, uma destas descargas provocou a morte de um casal e duas filhas.

 

 

Na Huíla, interior sul do país, as chuvas intensas da última semana fizeram-se sentir em conjunto com descargas eléctricas, que por seu turno mataram quatro pessoas e dezenas de cabeças de gado, em localidades como Lubango, Matala, Humpata e Chibia.

 

Já no Huambo, também no interior, os bombeiros registam na actual época das chuvas pelo menos doze mortos, só em consequência de descargas eléctricas, além da destruição de dezenas de edifícios.

Outros casos, com vítimas mortais, sucedem-se por várias províncias angolanas, de acordo com relatos na imprensa local.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica angolano lançou esta semana um alerta às populações e autoridades de várias províncias para o risco de ocorrência de descargas eléctricas e chuvas intensas, sinalizando a necessidade de adopção de medidas de protecção.

 

Face ao número de mortes por descargas eléctricas, o Ministério do Interior, durante o Conselho Consultivo reunido esta semana em Luanda, concluiu pela necessidade de as delegações provinciais e restantes estruturas do Estado e da sociedade civil promoverem campanhas de sensibilização, inclusive em línguas nacionais, sobre o assunto.

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui