Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

China procura sobreviventes do maior naufrágio em quase 70 anos

Planeta Cultural, 04.06.15

Mais de 200 mergulhadores prosseguem as buscas no rio Yangtze, tentando encontrar sobreviventes do maior naufrágio na China em quase 70 anos, enquanto o número de mortos confirmados subiu hoje para 65.

 

Equipas de salvamento perfuraram o casco do navio em duas zonas e ao início da manhã (hora local) estavam a abrir um terceiro buraco para facilitar as buscas subaquáticas, numa corrida contra o tempo e em águas bastante turvas.   
 
O acidente, envolvendo um barco de cruzeiro com 456 pessoas a bordo, ocorreu na segunda-feira à noite (hora local), na sequência de um tornado.
 
O navio navegava há três dias de Nanjing para Chongqing, um dos mais populares percursos turísticos do rio Yangtze. A maioria dos passageiros tem mais de 60 anos de idade.
 
Durante a última noite, foram encontrados 39 corpos, elevando para 65 o total de mortos confirmados, mas às 08:00 de hoje (01:00 em Lisboa), o número de pessoas salvas mantinha-se nos 14 e mais de 370 continuavam desaparecidas.
 
Uma das pessoas resgatadas pelos mergulhadores foi uma mulher de 65 anos. 
 
Um homem de 43 anos, empregado de uma agência de viagens, salvou-se com a ajuda de uma salva-vidas, mas a esmagadora maioria dos passageiros e dos tripulantes não terá tido tempo para isso.
 
Atingido por ventos que sopravam a mais de 110 quilómetros à hora, o barco - com quatro andares e 76 metros de comprimento - virou-se no espaço de apenas um ou dois minutos.
 
"Foi tão rápido que o capitão nem teve tempo de dar sinal de alerta", disse Wang Yangsheng, funcionário superior do Centro de Socorro Marítimo de Yuegang, citado pela agência Xinhua.
 
Cerca de 130 embarcações estão envolvidas nas operações de busca e salvamento.
 
O pior acidente do género na China ocorreu em 1948, quando um navio a vapor se incendiou no rio Huangpu, o afluente do Yangtze que atravessa Xangai, matando mais de mil pessoas.
 
 
 
Para visitar a fonte da informação, clique aqui

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural