Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Campanha criminosa Windigo está a fazer vítimas em Portugal

19.03.14, Planeta Cultural

A Operação Windigo detetada pela Eset está a fazer vítimas em Portugal, onde já existem mais de 200 servidores infetados, que poderão estar a controlar cerca de 4.000 computadores todos os dias.

 

As contas foram, mais uma vez, feitas pela ESET, igualmente responsável pelo alerta dado esta terça-feira relativamente à identificação desta campanha, que a nível mundial mantém cativos cerca de 25 mil servidores Unix, que enviam milhões de emails falsos e colocam 500 mil computadores em risco diariamente.

 

 O conjunto de componentes sofisticados deste malware tem como principal objetivo entrar nos servidores e infetar os computadores que os visitam, roubando informação confidencial.

 

 De destacar que mais de 60% dos sites em todo o mundo estão alojados em servidores Linux, sendo que os investigadores da ESET estão a apelar aos webmasters e administradores de sistemas para que verifiquem os servidores e computadores.

 

 A "Operação Windigo" terá passado despercebida durante cerca de dois anos e meio, período de tempo em que foi ganhando força.

 Em resultado deste controlo, mais de 35 milhões de mensagens de spam estão a ser enviadas todos os dias para as caixas de correio de utilizadores inocentes, entupindo as mesmas e colocando os computadores em risco.

 

 Paralelamente, a cada dia que passa, mais de meio milhão de computadores estão em perigo pelo facto de os utilizadores visitarem páginas que se encontram alojadas em servidores infetados por este malware e que os redirecionam para sites de publicidade e kits de exploits.

 

 

In' TeK