Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Bolo crumble de nozes e canela com cerejas

29.11.14 | Planeta Cultural

Bolo crumble_nozes_canela com cerejas.jpg

 

Ingredientes

Para a massa:


200 g de farinha, mais um punhado para polvilhar
1/2 colher de chá de fermento em pó
60 g de açúcar
1 colher de chá de açúcar de baunilha
125 g de manteiga, mais um punhado para untar
1 ovo


Para a cobertura:
2 colheres de sopa de farelos de biscoito champanhe
400 g de cerejas ácidas (pote), sem caroços
Para a cobertura "esfarelada":
100 g de nozes picadas
15 g de amido de milho
75 g de açúcar
1 colher de sopa de açúcar de baunilha
1/2 colher de chá de canela em pó
3 colheres de sopa de creme de chantilly ou creme de leite
1 gema de ovo

 

 

Preparação

1 Para a massa, misture a farinha com o fermento, o açúcar e o açúcar de baunilha. Misture a farinha e o sal em uma superfície de trabalho e faça uma cavidade no centro. Pique a manteiga em pedaços pequenos e distribua-os pelas bordas da mistura de farinha. Coloque o ovo na cavidade do centro. Usando suas mãos, amasse até obter uma massa lisa. Embrulhe a massa em plástico filme e deixe-a esfriar na geladeira por cerca de 30 minutos.

 

2 Polvilhe a superfície de trabalho com farinha e abra a massa até ficar um pouco maior que a forma de fundo removível; espalhe-a no fundo da forma previamente untada. Empurre a massa para cima até 5 cm em toda a borda. Faça alguns furos no fundo da massa com um garfo.

 

3 Pré-aqueça o forno a 170° C.

 

4 Escorra as cerejas em uma peneira. Polvilhe o farelo de biscoito sobre a massa e, em seguida, coloque as cerejas sobre os farelos.

 

5 Para a camada esfarelada, misture as nozes, o amido de milho, o açúcar, o açúcar de baunilha e a canela. Adicione 3 colheres de sopa de creme à gema de ovo e adicione à mistura. Amasse todos os ingredientes para formar uma massa esfarelada e divida igualmente sobre as cerejas.

 

6 Asse o bolo em forno pré-aquecido por 45 minutos até dourar. Deixe-o esfriar, retire-o da forma desmontável e coloque-o em um prato de servir.

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui

 

 

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural