Benfica/Nos contra Porto/Meo: o que vale mais?
O valor
Benfica e Porto comunicaram acordos com valores distintos. O do Benfica com a Nos vale 400 milhões de euros. O Porto chegou a acordo com a Altice/PT Portugal por um valor global de 457,5 milhões de euros.
Pacote do Benfica inclui jogos e BTV
O valor anunciado pelo Benfica foi mais redondo: 400 milhões de euros por 10 anos de transmissão de jogos em casa e pela distribuição do seu canal BTV. Um preço que será gradual ao longo deste prazo e que não descrimina quanto valem os jogos e o canal. Neste pacote não está incluído o patrocínio das camisolas, que o Benfica vendeu à companhia aérea Fly Emirates, por um valor não revelado. Mas estão incluídos espaços de publicidade no Estádio da Luz e acções de marketing específicas, cujo valor total também não foi divulgado.
Porto vende jogos, camisola e canal
O preço do negócio entre Altice e FC Porto é superior ao do Benfica e Nos, mas inclui direitos diferentes.
A começar nos prazos: são 10 anos de jogos em casa a partir de 2018, quando expira o acordo em vigor com a PPTV, de Joaquim Oliveira, que revendeu esses direitos à Sport TV.
O acordo do Porto inclui direitos de transmissão do Porto Canal a partir de Janeiro de 2016, o que é comparável ao acordo da Nos para a BTV. Mas o acordo com a dona da Meo e o Porto inclui o patrocínio das camisolas (que o Benfica tem com a Emirates), não tendo sido descriminado este valor. E entra já em vigor em Janeiro. É a componente específica do acordo que permite apresentar o preço total de 457,5 milhões de euros.
In' Jornal de Negócios