Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

BCP vende 15,41% do Millennium polaco

25.03.15, Planeta Cultural
O BCP vai lançar uma colocação acelerada de 15,41% do capital do seu banco na Polónia. O banco liderado por Nuno Amado vai manter a maioria do capital do Bank Millennium e vai passar a ter o Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento como parceiro. O BERD vai ficar com 3% do banco polaco.
 
 

O BCP vai avançar com uma operação de colocação acelerada de 15,41% do Bank Millennium, a instituição que o banco de Nuno Amado controla na Polónia. Esta alienação permitirá ao BCP "reforçar a sua posição de solidez ao mesmo tempo que mantém a maioria do capital" do banco polaco, informou a instituição liderada por Nuno Amado, emcomunicado publicado esta quarta-feira, 25 de Março, no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

 

 

O BCP tem actualmente 65,5% do Bank Millennium, pelo que reduzirá a sua posição para 50,1% na sequência desta alienação.

 

As acções do Bank Millennium, que são cotadas na bolsa de Varsóvia, fecharam esta quarta-feira nos 7,37 zlotys, avaliando a instituição financeira em 8.940 milhões de zlotys (2.175 milhões de euros).

 

Caso a colocação de acções a efectuar pelo BCP seja efectuada ao preço de mercado (neste tipo de operações é habitualmente aplicado um desconto), o banco português encaixará 1.378 milhões de zlotys (335 milhões de euros). Desde o início do ano as acções do Bank Millennium acumulam uma queda de 11,2%, tendo sido penalizadas sobretudo pela forte valorização do franco suíço contra o euro, que afectaram os créditos concedidos pela banca polaca em moeda da suíça.

 

De acordo com o comunicado do BCP, o Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) já aprovou a sua participação neste processo, pretendendo investir até 270 milhões de zlotys, o que corresponde a 65 milhões de euros ao câmbio actual. Esta aplicação deverá permitir ao BERD ficar "com cerca de 3% do capital do banco".

 

A aceitação de ordens de compra das acções do Bank Millennium já está em curso, pelo que "o preço e a atribuição de títulos deverão ser anunciados tão breve quanto possível, após o fecho de livro de ordens", refere o comunicado do BCP. Ao que o Negócios apurou, a operação será concluída esta quinta-feira, dia em que serão anunciados os resultados.

 

O banco de investimento norte-americano JP Morgan é o coordenador global da operação, que conta ainda com o apoio do Dom Maklerski PKO Banku Polskiego e do Millennium Dom Maklerski. 

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui