Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





BCP vende 15,41% do Millennium polaco

Quarta-feira, 25.03.15
O BCP vai lançar uma colocação acelerada de 15,41% do capital do seu banco na Polónia. O banco liderado por Nuno Amado vai manter a maioria do capital do Bank Millennium e vai passar a ter o Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento como parceiro. O BERD vai ficar com 3% do banco polaco.
 
 

O BCP vai avançar com uma operação de colocação acelerada de 15,41% do Bank Millennium, a instituição que o banco de Nuno Amado controla na Polónia. Esta alienação permitirá ao BCP "reforçar a sua posição de solidez ao mesmo tempo que mantém a maioria do capital" do banco polaco, informou a instituição liderada por Nuno Amado, emcomunicado publicado esta quarta-feira, 25 de Março, no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

 

 

O BCP tem actualmente 65,5% do Bank Millennium, pelo que reduzirá a sua posição para 50,1% na sequência desta alienação.

 

As acções do Bank Millennium, que são cotadas na bolsa de Varsóvia, fecharam esta quarta-feira nos 7,37 zlotys, avaliando a instituição financeira em 8.940 milhões de zlotys (2.175 milhões de euros).

 

Caso a colocação de acções a efectuar pelo BCP seja efectuada ao preço de mercado (neste tipo de operações é habitualmente aplicado um desconto), o banco português encaixará 1.378 milhões de zlotys (335 milhões de euros). Desde o início do ano as acções do Bank Millennium acumulam uma queda de 11,2%, tendo sido penalizadas sobretudo pela forte valorização do franco suíço contra o euro, que afectaram os créditos concedidos pela banca polaca em moeda da suíça.

 

De acordo com o comunicado do BCP, o Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) já aprovou a sua participação neste processo, pretendendo investir até 270 milhões de zlotys, o que corresponde a 65 milhões de euros ao câmbio actual. Esta aplicação deverá permitir ao BERD ficar "com cerca de 3% do capital do banco".

 

A aceitação de ordens de compra das acções do Bank Millennium já está em curso, pelo que "o preço e a atribuição de títulos deverão ser anunciados tão breve quanto possível, após o fecho de livro de ordens", refere o comunicado do BCP. Ao que o Negócios apurou, a operação será concluída esta quinta-feira, dia em que serão anunciados os resultados.

 

O banco de investimento norte-americano JP Morgan é o coordenador global da operação, que conta ainda com o apoio do Dom Maklerski PKO Banku Polskiego e do Millennium Dom Maklerski. 

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 21:00


Pesquisar

 



Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural