Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

BCP conclui venda da unidade na Roménia ao húngaro OTP Bank por 39 milhões de euros

08.01.15, Planeta Cultural

O Banco Comercial Português concluiu esta quinta-feira, 8 de Janeiro, a venda da Banca Millennium ao OTP Bank. A operação, anunciada a 30 de Julho, permite ao banco português encaixar 39 milhões de euros e mais 150 milhões do financiamento que concedeu ao banco romeno.

 

O BCP concluiu esta quinta-feira o processo de venda da Banca Millennium ao banco húngaro OTP Bank, avançou a instituição em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários. O banco liderado por Nuno Amado recebeu do OTP Bank 39 milhões de euros "relativos ao preço total acordado para a venda". "O OTP Bank assegurou também o reembolso integral ao BCP do financiamento prestado por este ao Banca Millennium, no montante aproximado de 150 milhões de euros", refere o mesmo comunicado.

 


Esta venda, anunciada a 30 de Julho passado, era um dos pontos incluídos no plano de reestruturação que o BCP teve de negociar com a Direcção-Geral de Concorrência da União Europeia pelo facto de ter recebido ajuda pública (injecção de 3 mil milhões de euros em instrumentos de capital contingente – os chamados CoCos).


A venda ao OTP Bank, um dos grandes bancos da Europa de Leste, ocorre depois de o BCP já se ter desfeito da sua unidade na Grécia, tal como acordado com Bruxelas. O banco português também vendeu a sua posição de 49% que detinha no ramo não Vida (Ocidental e Médis) ao grupo segurador belga Ageas, neste caso, indo além daquilo que havia sido imposto por Bruxelas.


A operação, segundo o BCP, "tem um impacto negligenciável no rácio common equity tier 1 consolidado do BCP".

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui