Arouca Film Festival com 50 filmes a concurso e preocupação de descentralizar cultura
A 13.ª edição do Arouca Film Festival, que decorre de sexta-feira a domingo, terá em competição 50 filmes de vários países, apostando no que a organização encara como «descentralização da cultura» num território «afastado dos grandes centros urbanos».
O diretor do festival, João Rita, declarou que o Arouca Film se vem afirmando como "um dos eventos emergentes no panorama do cinema e das artes visuais em Portugal", na medida em que aposta "numa descentralização da cultura e num acesso livre e mais facilitado a conteúdos de elevadíssimo valor artístico".
Realçando que se trata de obras "a que o grande público dificilmente conseguiria aceder fora do circuito dos festivais de cinema", o diretor Arouca Film acrescentou que o objetivo do certame é criar "em Arouca - uma região deveras afastada dos grandes centros urbanos - um espaço alternativo ao circuito comercial".
O evento conta, para isso, com a estrutura do Cineclube de Arouca, empenhada em "estimular a criação de novos projetos cinematográficos e em colmatar a falta de apoios respeitantes à promoção e divulgação do cinema".
É por esse esforço que João Rita defende que o evento reflete "uma vivacidade extrema, mantendo o seu espírito de inovação apesar das muitas dificuldades financeiras que assolam o setor".
Os três dias do Arouca Film Festival de 2015 vão assim abranger "várias sessões competitivas de altíssima qualidade", em que os espectadores poderão apreciar obras em géneros como a ficção, o documentário, a animação, o videoclip e o experimental - sempre com especial enfoque nas curtas-metragens.
O programa do evento também integra, contudo, o Jantar dos Realizadores, vocacionado para "a partilha de contactos entre os diretores presentes", e uma oficina de animação sobre brinquedos óticos, dirigida ao público infantil.
'Workshops', concertos, performances de dança e um passeio pedestre são outras das atividades que constam do programa do festival.
Para visitar a fonte da informação, clique aqui