Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Aquecimento global é, afinal, mais complexo do que se pensa

Sábado, 27.12.14

A noção de que a maior quantidade de dióxido de carbono (CO2) presente na atmosfera está a criar uma espécie de cobertor que retém mais calor, provocando o aquecimento global, pode não ser assim tão simples. Uma nova investigação da Universidade de Washington e do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) defende que o fenómeno é bem mais complexo, embora as potenciais consequências catastróficas sejam as mesmas.

 

O estudo defende que o aquecimento global, a longo prazo, funcionará mais como uma loção de bronzeamento, permitindo que a Terra absorva mais raios solares. Segundo explicam os cientistas, de uma forma simplista, o CO2 expelido pelas fábricas e veículos funciona como um cobertor, retendo mais raios infravermelhos dentro da atmosfera terrestre.

 

 

Consequentemente, a atmosfera reflecte muito menos radiação para o espaço porque as camadas superiores da atmosfera estão mais frias que a superfície da Terra. Gradualmente, o planeta começa a aquecer sob este cobertor de CO2 e os objectos mais quentes emitem mais radiações de onda-longa. Assim, dentro de uma década o efeito de espessamento do cobertor será anulado pelos corpos terrestres cada vez mais quentes, que emitem mais energia.

 

O estudo defende então que a longo-prazo a Terra vai começar a absorver mais radiação de onda-curta – como por exemplo os raios vindos directamente do Sol.

 

Investigações anteriores divergiram a discussão científica da radiação de onda-curta uma vez que as nuvens podem reflectir esta luz visível novamente para o espaço, mas também porque a maneira como as nuvens vão reagir às alterações climáticas ainda não é conhecida.

 

Porém, os cientistas envolvidos neste novo estudo defendem que com o aquecimento global haverá menos gelo no planeta e o ar tornar-se-á mais húmido, acções que vão desencadear uma maior absorção de radiação solar. Os efeitos serão semelhantes a colocar um bronzeador no planeta.

 

“Os nossos resultados não alteram a explicação geral de que o planeta vai continuar a aquecer devido ao uso combustíveis fósseis, mas alteram a nossa percepção de como o aquecimento é formado”, indica David Battisti, da Universidade de Washington, cita o Daily Mail.

 

 

Para visitar a fonte da informação clique aqui

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 12:58


Pesquisar

 



Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural