Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Mais de 300 inundações, quedas de árvores e estruturas em Viana, Porto, Braga e Aveiro

03.10.10, Planeta Cultural

Mais de 160 inundações, 135 quedas de árvores, 29 quedas de estruturas e sete deslizamentos de terras foram as consequências do mau tempo registadas hoje nos distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga e Aveiro, segundo a Protecção Civil.

 

De acordo com o Comando Nacional de Operações de Socorro, entre as 00h00 e as 12h30 de hoje registaram-se 334 ocorrências nestes quatro distritos, todas elas "em resolução".

O mau tempo que se abateu hoje sobre o território do Continente, sobretudo com chuva e vento forte, levou o Instituto de Meteorologia a pôr em aviso encarnado (o mais grave de quatro) o distrito de Viana do Castelo e, segundo o comando distrital, os concelhos mais atingidos são os de Caminha, Viana e Ponte de Lima.

Braga, Porto e Aveiro estão, por sua vez, sob aviso laranja, o segundo mais grave, o que significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, também devido ao vento e precipitação forte.

No distrito do Porto uma das ocorrências mais significativas foi a queda da fachada de uma antiga fábrica em Gaia, que apesar de tudo não causou vítimas.

O restante território do Continente está quase todo sob aviso amarelo (terceiro mais grave), o que indica situações de risco para determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.

Na região de Lisboa o mau tempo impediu a iniciativa de adoção de animais que a Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais tinha agendado para a zona de Belém.

As exceções aos avisos do Instituto de Meteorologia são os distritos de Beja e Faro e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

 

 

Para visitar a fonte da informação, click aqui