Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Soldado EUA conta que matou civis afegãos por desporto - CNN

28.09.10, Planeta Cultural

Um soldado norte-americano conta como participou no assassínio de um civil afegão a sangue frio e sem motivo, por «desporto», e sob influência de drogas ilegais, num vídeo de interrogatório militar divulgado pela rede CNN.


O caso envolve membros da 5ª brigada de combate da 2ª divisão de infantaria do Exército norte-americano posicionada no Afeganistão. Cinco são acusados de assassínio, e outros sete são acusados de encobrir os crimes.

 

Membros do pelotão também foram acusados de desmembrar as suas vítimas e fotografar os corpos, além de exibir crânios e outros ossos humanos como se fossem troféus.

 

No vídeo divulgado pela estação norte-americana, um investigador militar questiona Jeremy Morlock, um dos cinco soldados norte-americanos acusados de assassínio premeditado de três civis afegãos. Morlock conta como, em patrulha no início deste ano, e sob comando do sargento Calvin R. Gibbs, ele e outros soldados tiraram um afegão de sua casa, colocaram-no de pé e mataram-no.

 

Em resposta ao investigador, o soldado diz que o afegão estava cooperando, não estava armado e não representava uma ameaça em absoluto.

 

 

Leia mais aqui