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Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

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7 alimentos para um coração forte

05.07.15, Planeta Cultural

Aposte neles para melhorar a sua saúde cardiovascular.

 

Abacate | Tal como o azeite, é rico em gordura monoinsaturada que ajuda a diminuir os níveis do LDL (mau colesterol) e a aumentar o HDL (o bom colesterol). Também permite melhor absorção de betacaroteno e licopeno, nutrientes essenciais à boa saúde do seu coração. Junte a uma salada e deite por cima um pouco de sumo de limão para não oxidar.

 

Aveia | O pequeno almoço que o seu coração agradece: papas de aveia. É um superalimento rico em ómega 3 e fibra que ajuda a manter baixos os níveis de LDL no sangue, a combater a obstipação e reforça o nosso sistema imunitário. Prefira os flocos de aveia tradicionais aos instantâneos. 

 

Frutos do bosque | As framboesas, amoras, morangos, mirtilos, têm muitos antioxidantes e muitas propriedades anti-inflamatórias, fantástico para a saúde cardiovascular.

 

 

Leguminosas | Lentilhas, grão, ervilhas, feijões, são ricos em proteína, cálcio, fibra e ácidos gordos ómega 3. Um estudo mostrou que as pessoas que comiam leguminosas 4 vezes por semana diminuíam o risco de doença cardíaca em 22%.

 

Nozes | Embora outros frutos secos também sejam benéficos (amêndoas, avelãs, pistáchios, macadâmias), as nozes são dos que têm mais ómega 3.
São também ricos em fibra e devem ser consumidos ao natural, sem sal, claro.

 

Sardinha  | Truta, salmão, arenque, atum,85 tudo peixes ricos em ácidos gordos ómega 3 e agentes cardioprotetores que não só reduzem os triglicéridos como “a tensão arterial, elevando o  bom colesterol (HDL), tendo além disso uma ação anti-inflamatória, antitrombótica e antiarrítmica”, pode ler-se no site da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

 

Sementes de linhaça | Mais uma vez, a fibra e os ácidos gordos ómega 3 são duas propriedades importantes deste alimento e fundamentais para o bom  funcionamento do coração. Uma colher de sopa de linhaça moída na sopa faz maravilhas.

 

 

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