Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Nasa fotografa nebulosa Rosette

Terça-feira, 31.08.10

 

Utilizando sua nave Wide-field Infrared Explorer (WISE), a Nasa fotografou a bela nebulosa Rosette, localizada na constelação de Unicórnio.

Em forma de flor, a região, também conhecida como NGC 2237, é um grande centro formador de estrelas – uma nuvem de gás e poeira na Via Láctea.

 

As estimativas de distância variam de 4.500 a  cinco mil anos luz. No centro da flor há um aglomerado de jovens estrelas chamado NGC 2244; os corpos de maior massa desse cluster produzem grandes quantidades de radiação ultravioleta e sopram fortes ventos que erodem o gás e poeira próximos, criando um grande buraco central.

 

Apesar de a nebulosa Rosette em si ser muito dispersa para ser visível a olho nu, o aglomerado NGC 2244 pode ser visto com um pequeno telescópio ou um par de bons binóculos. O cluster foi descoberto pelo astrônomo inglês John Flamsteed em1690, mas a nebulosa que o envolve só foi identificada por John Herschel quase 150 anos depois.

 

Esta imagem é uma composição de quatro cores dos detectores infravermelhos do WISE: azul e ciano representam comprimentos de 3,4 e 4,6 microns (a luz das estrelas); verde e vermelho representam a luz a 12 e 22microns (luz de poeira quente).

 

 

 

 

Visite a fonte da informação aqui

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 21:32


Pesquisar

 



Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural