Huambo: Mortes por sarampo baixaram em 6,7 porcento no início do ano
As autoridades sanitárias da província do Huambo registaram uma diminuição de 6,7 porcento de mortes por sarampo nos primeiros seis meses deste ano, período em que foram notificados 82 casos da doença em crianças menores de cinco anos de idade.
Tal diminuição, de acordo com o chefe do departamento de saúde pública e controle de endemias, Salomão Ernesto, deve-se as acções de sensibilização promovidas pelas autoridades sanitárias no sentido de as mães levarem os filhos menores de 5 anos as campanhas de vacinação.
Lembrou que de Janeiro a Junho de 2009 foram registadas 66 mortes por sarampo, contra as quatro deste ano.
O responsável provincial do departamento de saúde pública e controle de endemias informou também que nos primeiros seis meses de 2009 as autoridades sanitárias haviam diagnosticado 1.433 casos de sarampo, número que comparado aos dados deste ano representa uma baixa de 1.351 pessoas contaminadas por esta doença.
Afirmou que este ano foram vacinadas contra o sarampo 29.393 crianças dos nove meses aos cinco anos de idade, para evitar que sejam atacadas por esta enfermidade bastante frequente em crianças menores de 5 anos.
Salomão Ernesto frisou que o departamento que dirige tem estado a realizar palestras nas diversas unidades sanitárias da província com objectivo de informar os pacientes sobre os riscos e formas de prevenção do sarampo.