Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Acesso à TDT está disponível desde ontem e custa cerca de 90 euros

30.04.09, Planeta Cultural

A Televisão Digital Terrestre (TDT) arrancou ontem. Mas isso não implica que todos os lares nacionais tenham acesso às emissões digitais nesta fase. Além de não cobrir, ainda, todo o País, há outros requisitos necessários para que se possa ver os quatro canais - RTP, RTP2, SIC e TVI e nas regiões autónomas a RTP Açores e RTP Madeira.

No lançamento da TDT, a Portugal Telecom anunciou uma cobertura de 40% da população, distribuída por 29 concelhos, para chegar ao final do ano com o dobro da cobertura em termos populacionais.

A Portugal Telecom (PT) continua a realçar a possibilidade de se antecipar o "apagão" do sinal analógico, marcado pelo Governo para 26 de Abril de 2012. Mas Mário Lino voltou a reafirmar a data. O recado da PT ficou dado.

Se quiser ser já um espectador da televisão digital gratuita (os serviços pagos da TV Cabo, Meo, Clix, Cabovisão, AR Telecom são também digitais, mas como são pacotes pagos têm mais canais) tem de estar na zona de cobertura, verificar se a antena do prédio/casa está bem direccionada e ter uma televisão compatível ou comprar uma caixa descodificadora.

No entanto, existe ainda pouca oferta nas caixas descodificadoras, que, ainda assim, são mais baratas que as televisões. Fnac, Worten, Pixmania, entre outras, já têm os equipamentos à venda. Os preços das caixas estão hoje em cerca de 90 euros.
 

Fonte: Jornal de Negócios