Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Fabricante chinesa do Iphone aumenta salários em 20% para evitar suicídios

30.05.10, Planeta Cultural

Numa lógica de ‘controlo de danos’, a empresa chinesa Foxconn anunciou na sexta-feira um aumento salarial de 20% após a vaga de suicídios na sua subsidiária de Shenzhen, sul da China.


Onze trabalhadores puseram fim à vida este ano, pela alegada pressão e falta de condições de trabalho na empresa, e só esta semana houve mais duas tentativas frustadas.

 

O caso fez primeiras páginas dos jornais esta semana e arrastou o nome de muitas multinacionais ocidentais - como a Apple, a Hewlett-Packard, a Dell, Nokia e Sony - que ali fabricam uma boa parte dos seus produtos electrónicos. A Foxconn, unidade da empresa Hon Hai Precision Industry de Taiwan, emprega mais de 420 mil pessoas em Shenzhen, com salários base de 107 euros por mês.

 

Os gigantes tecnológicos Nokia e Sony, em comunicado, expressaram ontem preocupação pela cultura corporativa da Foxconn e não excluíram reavaliar a produção dos seus ‘gadgets' naquela região.

 

O ‘chairman' da Hon Hai, Terry Grou, fez um pedido de desculpas público pelas mortes durante uma visita à fábrica esta semana, mas ao mesmo tempo defendeu os métodos de trabalho na empresa e disse que alguns suicídios tinham razões pessoais. Ainda assim, a empresa de Taiwan está, segundo alguns relatórios, a preparar indemnizações de 11.850 euros às famílias das vítimas.

 

O plano de aumentos da Hon Hai deve subir os custos laborais trimestrais da empresa em cerca de 68 milhões de euros, reduzindo os resultados operacionais em cerca de 10-12%, segundo o Citi. "Hon Hai já aumentou os salários em 50% no passado e tudo correu bem", disse o analista Vincent Chen, citado pela Reuters.

 

 


Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui