Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Tags

Mais tags



Comentários recentes

  • Triptofano!

    Realmente no Porão qualquer excitação ficaria auto...

  • Veegam

    Como obter Stellar Lumens gratis!https://steemit.c...

  • Firmino

    deus vê a quem a gente faz bem e depois no fim lev...

  • Planeta Cultural

    O ser humano consegue bem de longe ser pior que os...

  • Maribel Maia

    É com muita pena que leio notícias dessas!





Estudo/Racismo: Pessoas racistas não reagem a dor física dos outros

Domingo, 30.05.10

O racismo pode ter outras implicações até agora desconhecidas.Um grupo de investigadores descobriu que o cérebro de pessoas racistas não reage a dor física provocada em pessoas de outras “raças”, um facto que está ligada ao preconceito rácico.


Durante a investigação foram analisadas 40 estudantes universitários, 20 dos quais italianos brancos e os outros 20 negros residentes em Itália, e os resultados agora publicados revelam que “o cérebro das pessoas racistas tem dificuldade em identificar-se de forma espontânea com o sofrimento físico de indivíduos de outros grupos étnicos. A prova foi feita mostrando a pessoas imagens de agulhas espetadas em mãos de diversas cores".

 

Para o coordenador do estudo, o psicólogo da universidade de Bolonha Alessio Avenanti, “os indivíduos com fortes preconceitos raciais tendem a responder de forma fraca à dor das pessoas de outro grupo étnico, enquanto as pessoas com nível mínimo de preconceito racial tendem a reagir de forma semelhante à dor de pessoas do mesmo grupo étnico ou de outro".

 

A investigação que reuniu investigadores das Universidades Italianas de Bolonha e Roma e especialistas do Centro de Investigação Francês, CNRS, na qual os investigadores utilizaram um equipamento para visualização in vivo da actividade cerebral e observaram que áreas do cérebro eram activadas. A diferença de respostas tem um significado cultural associado.

 

Os resultados deste estudo foram ontem publicados na Current Biology.

 

 

Visite a fonte da informação clicando aqui

Autoria e outros dados (tags, etc)

Publicado por Planeta Cultural às 13:43

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Pesquisar

 


subscrever feeds


Contacto

planetacultural@sapo.pt

Comunicado aos nossos leitores

1- Planeta Cultural é um Blog que tem por objectivo prioritário a divulgação do que de melhor vai acontecendo em Portugal e no mundo, compreendendo nomeadamente a apresentação de algumas imagens, textos, compilações / resumos com origem ou preparados com base em diversas fontes, em particular nas páginas da Internet e motores de busca, publicações literárias ou de órgãos de Comunicação Social, que nem sempre será viável citar ou referenciar. Convicto da compreensão da inexistência de intenção de prejudicar terceiros, não obstante, agradeço antecipadamente a qualquer entidade que se sinta lesada pela apresentação de algum conteúdo, o favor de me contactar via e-mail (constante no meu perfil público), na sequência de que procederei à sua imediata remoção.

2 - Os comentários expressos neste "Blog", vinculam exclusivamente os seus autores, não reflectindo necessariamente a opinião nem a concordância face aos mesmos do autor deste sítio, "Blog", pelo que, publicamente aqui declino qualquer responsabilidade sobre o respectivo conteúdo. Reserva-me também o direito de eliminar qualquer comentário que possa considerar difamatório, ofensivo, calunioso ou prejudicial a terceiros, bem como textos de carácter promocional que também poderão ser excluídos.

Atenciosamente;

---------------------------------R. C.
-------------Administrador do Planeta Cultural