Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

General Motors acaba com a marca Pontiac

24.04.09, Planeta Cultural

Os 83 anos de história da marca de automóveis Pontiac estão prestes a terminar. O cenário de falência da casa mãe, a General Motors, obrigou a companhia norte-americana a repensar a sua estratégia, que vai passar pelo fim de uma das suas marcas mais emblemáticas.

 

De acordo com a agência Bloomberg, que cita fontes conhecedoras da operação, as conclusões do estudo delineado pela General Motors apontam para a necessidade da empresa acabar com algumas marcas e a escolha recaiu na Pontiac. Com 83 anos de história, a Pontiac era já uma marca de nicho da GM e especializada em automóveis de luxo e de elevada performance.

 

Foi na década de 60 que viveu os seus anos de glória, com a introdução dos carros superpotentes, com motores V8, como o famoso GTO. A empresa norte-americana, que teve que recorrer a ajuda governamental para evitar a falência, um cenário que ainda não está afastada, já tinha anunciado que iria alienar ou fechar três outras marcas: Hummer, Saab e Saturn. Neste âmbito, segundo a Bloomberg, a GM decidiu manter a marca de camiões GMC, bem como a Chevrolet, Cadillac e Buick.

 

O fim da Pontiac mostra a profundidade das mudanças que a GM está a efectuar, de modo a evitar o fim de uma empresa com mais de 100 anos de história.

 

Fonte: Jornal de Negócios