Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

BES concretiza compra de 40% de banco líbio

15.04.10, Planeta Cultural

O Banco Espírito Santo concretizou hoje a compra de 40% do Aman Bank, banco privado com sede em Tripoli, na Líbia, pelo montante equivalente a cerca de 23,3 milhões de euros, informou o BES em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo a mesma fonte, oBES “concretizou, hoje, a aquisição de uma participação de 40% do capital social do Aman Bank for Commerce and Investment Stock Company (o «Aman Bank»), banco privado com sede em Tripoli, na Líbia, na sequência do acordo já informado ao mercado em 27 de Novembro de 2009”.

Esta aquisição “integra-se na estratégia de crescimento internacional do BES e visa potenciar o acesso aos mercados da região do Norte de África, e da Líbia em particular, bem como permitir um apoio efectivo aos clientes do BES, nacionais e estrangeiros, que crescentemente desenvolvem actividade comercial naquele país”, explica o comunicado.

A mesma fonte sublinha que o montante ascende a cerca de #23,3 milhões de euros, ao câmbio EUR/LYD à data de hoje, acrescido da realização simultânea de um aumento de capital, em que o BES subscreveu uma percentagem equivalente ao capital social adquirido (40%), o que totaliza um investimento total de cerca de 39,8 milhões de euros”.

O capital social do Aman Bank ascende agora a cerca de 58,2 milhões de euros.

Os restantes 60% do capital social do Aman Bank estão dispersos por diversos accionistas privados. O BES vai assumir o controlo de gestão do Aman Bank, designando a maioria dos membros do Conselho de administração, bem como o director geral do Banco e os seus principais quadros, conclui o comunicado.

 

Fonte: Jornal de Negócios