Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Aumento da confiança impulsiona bolsas europeias

29.03.10, Planeta Cultural
As bolsas europeias fecharam a ganhar, depois da confiança dos europeus ter atingido máximos de dois anos. Por outro lado, a Standard & Poor’s (S&P) manteve o outlook negativo do rating de AAA do Reino Unido, aumentado o risco de que a dívida pública possa anular a recuperação da economia.

A confiança dos europeus na economia atingiu, em Março, máximos de quase dois anos, superando as estimativas dos analistas e dando sinais de retoma económica.

O índice de confiança dos executivos e o sentimento de confiança dos consumidores na Zona Euro subiu para 97,7 pontos em Março, contra 95,9 pontos em Fevereiro, revelam os dados divulgados hoje pela Comissão Europeia.

A recuperação da economia da Zona Euro está a ganhar dinamismo, de acordo com a leitura dos europeus, com as companhias exportadoras a serem ajudadas pelo deslize do euro face às principais divisas.

Por outro lado, a S&P manteve o outlook negativo da dívida pública do Reino Unido, assinalando a preocupação com o facto de o governo não ter especificado o suficiente sobre como é que vai cortar o défice do país.

“Com a ausência de um plano de consolidação fiscal forte, o peso da dívida líquida do governo pode-se tornar incompatível com um rating AAA”, afirmou o analista da S&P, Trevor Cullinan, à Bloomberg.

Os bancos Ireland Plc e o Allied Irish tiveram uma queda de mais de 6%, enquanto que o BHP levou o sector mineiro aos ganhos, beneficiando com o aumento do preço dos metais.

O IBEX avançou 0,18% para 11.091,00 pontos, o inglês FTSE progrediu 0,13% para 5.710,66 pontos e o francês CAC avançou 0,29% para 4.000,66 pontos. Já o DAX ganhou 0,60% para 6.156,85 pontos e o AEX apreciou 0,04% para 343,96 pontos.