Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Bolsa de Lisboa com maior subida semanal desde Maio de 2009

05.03.10, Planeta Cultural

A praça lisboeta completou hoje a sexta sessão consecutiva de ganhos, tendo atingido o valor mais elevado do último mês. Só esta semana, o índice PSI-20 somou 5,38%, uma subida em cinco sessões que não se observava desde 8 de Maio do ano passado.

Esta semana, em que boa parte das cotadas apresentou as contas relativas à actividade em 2009, as 20 empresas que compõem o cabaz de referência da praça portuguesa encerraram no verde. Doze subiram mais de 5% nas últimas cinco sessões.

Sonae Industria lidera com ganho de 10%

A Sonae Indústria liderou os ganhos semanais do índice PSI-20, ao somar 10,18% em cinco sessões, seguida da Altri que apreciou 9,57%.

As novas medidas de austeridade apresentadas esta semana pelo primeiro-ministro grego, George Papandreou, para garantir que consegue cumprir a promessa de reduzir este ano o défice orçamental em quatro pontos percentuais, para 8,7%, agradaram ao Banco Central Europeu e introduziram uma calma adicional nos mercados financeiros.

Hoje, no dia em que Papandreou se encontra com a chanceler alemã Angela Merkel para garantir o apoio alemão em caso de necessidade, o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, afirmou a uma rádio alemã, citada pela Reuters, que os esforços feitos até agora pela Grécia serão, provavelmente, ser suficientes para evitar que a Grécia venha a precisar da ajuda financeira dos parceiros europeus.

A notícia foi bem recebida nas bolsas europeias e o sector financeiro esteve entre os que mais beneficiou, uma vez que é um sinal de que a acalmia no mercado de dívida permitirá que a banca volte a enfrentar custos de financiamento mais baixos.

Grécia anima banca e resultados elevam PT e EDP

Assim se justifica que o BES tenha somado hoje mais de 5%, acumulando na semana uma valorização de 8,94%. Também os restantes bancos cotados na praça lisboeta conseguiram acumular ganhos significativos na semana. O BCP apreciou 7,93% e o BPI acabou por registar ganhos um pouco mais ténues, de 1,91%.

Numa semana em que apresentaram resultados relativos a 2009, a Portugal Telecom subiu 4,75% e a rival Zon Multimédia 3,81%. A Sonaecom, que só divulga as contas na segunda-feira, foi à boleia das rivais do sector das telecomunicações e apreciou 7,55%.

Galp sobe com estratégia anunciada

A EDP, que apresentou lucros em 2009 superiores a mil milhões de euros, também registou um empurrão nas acções, que somaram 6,49%. Já a Galp beneficiou da estratégia apresentada para os próximos anos e valorizou 5,62%.

A Inapa, que ascendeu ao PSI-20 na terça-feira, conseguiu encerrar a sua primeira semana na principal montra da praça lisboeta com uma valorização de 3,17%. Isto apesar de ter caído mais de 2,5% no dia de estreia.

Fonte: Jornal de Negócios