Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Vítor Baía está a ser ouvido pela PJ do Porto

25.02.10, Planeta Cultural

O antigo guarda-redes do F. C. Porto está a ser ouvido, na qualidade de testemunha, pela Polícia Judiciária do Porto, no âmbito das investigações a Luciano D´Onofrio, apurou o JN.

 

A investigação, em vários países europeus, levou, ontem, quarta-feira, a PJ e dois agentes belgas a efectuarem buscas nas instalações do F. C. Porto e a uma casa do empresário. Há suspeitas de fraude e branqueamento.

 

O pedido de colaboração das autoridades da Bélgica dirigido ao Ministério Público do Porto é datado do ano passado e desde há meses têm sido efectuadas diligências de recolha de prova junto de instituições bancárias e das Finanças portuguesas.

 

Ontem de manhã, ao Estádio do Dragão, efectuadas por inspectores da Polícia Judiciária do Porto, acompanhados por dois elementos belgas, significaram o termo da investigação em Portugal. A carta rogatória emitida por aquele país europeu era complexa e demorou alguns meses a ser cumprida.

 

De acordo com informações recolhidas pelo JN, em causa no inquérito que corre na Bélgica estão valores pagos entre 1994 e 1999. Sob suspeita estão transferências de vários jogadores oriundos de clubes portugueses, entre os quais o F. C. Porto e o Sporting. O processo foi aberto em 2004 e também já obrigou a diligências dos investigadores belgas em Lisboa.

 

Vitor Baía assinou pelo Barcelona, no Verão de 1996.

 

Em 1996, depois de um longo namoro, o F. C. Porto transferiu Vitor Baía para o Barcelona por 1,3 milhões de contos (6,5 milhões, em euros), uma quantia recorde que transformou, na altura, o internacional português no guarda-redes mais caro de sempre. D'Onofrio foi decisivo na transferência, que teve contornos históricos: Baía assinou um contrato de oito anos (só viria a cumprir dois e meio, voltando às Antas em Janeiro de 1999), a troco de 437 mil contos por época.

 

Sérgio Conceição mudou-se para a Lázio, em 1998 por 10 milhões

 

Duas épocas ao mais alto nível no F. C. Porto fizeram de Sérgio Conceição um dos jogadores mais apetecidos do final da década de 90. O extremo teve quase tudo acertado com o Corunha, mas Pinto da Costa entendeu que o "Depor" não era clube para o internacional português. Sob a intermediação de D'Onofrio, Conceição acabou por rumar à Lázio, em 1998, a troco de 2 milhões de contos, cumprindo o sonho de jogar em Itália, onde um ano depois ganhou o "scudetto".

 

Rui Barros trocou o F. C. Porto pela Juventus, em 1988.

 

No Verão de 1988, depois de uma época de sonho ao serviço do F. C. Porto, na qual ajudou os dragões a ganhar o campeonato nacional, a Taça de Portugal, a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental, Rui Barros surpreendeu o mundo futebolístico com uma transferência para a Juventus. Luciano D'Onofrio intermediou o processo, na altura o mais avultado de sempre em Portugal: 900 mil contos na moeda antiga (equivalente a 4,5 milhões de euros, em valores actuais).
 

 

 

Fonte: JN

1 comentário

Comentar post