Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Carros pequenos podem ser menos seguros

14.04.09, Planeta Cultural

Segundo estudo de instituto americano, modelos compactos economizam combustível, mas também aumentam o risco de morte dos passageiros.

 

Estudo publicado nesta terça-feira (14) pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), nos Estados Unidos, afirma que colisões com carros compactos são mais perigosas e aumentam o risco de morte dos usuários.

O IIHS, um grupo formado por seguradoras de automóveis que pesquisa segurança no trânsito, simulou acidentes cm três modelos diferentes de compactos, o Honda Fit, o Toyota Yaris e o micro-carro de dois lugares da Mercedes-Benz Smart ForTwo. Na simulação do IIHS, os compactos sofreram uma batida fontral com automóveis de tamanho médio e foram reprovados em todos os testes.

 

Já os carros maiores, segundo o relatório, tiveram notas superiores, alcançando os conceitos aceitável e óptimo. A colisão foi realizada com os automóveis a 65 km/h e serviu para o IIHS concluir que, embora carros menores e mais leves economizem combustível, essa diminuição do tamanho e do peso está associada "ao aumento de mortes em rodovias".

 

A organização não apresentou nenhuma estatística de acidentes como demonstração de sua tese. A discussão entre tamanho do carro e segurança não é nova, mas ganhou maior relevância no ano passado, quando o aumento do preço da gasolina e a crise económica popularizaram os compactos nos Estados Unidos, uma nação que, tradicionalmente, sempre preferiu carros grandes e pouco económicos.

 

Dave Schembri, presidente da Smart USA, responsável pelo projeto do Smart ForTwo, disse em entrevista ao jornal americano The New York Times que o tipo de colisão escolhido para o teste representa apenas uma pequena fracção do total de acidentes envolvendo carros.

 

Para esse teste, o IIHS colidiu os compactos com modelos médios da mesma montadora, o Honda Fit com o Accord, o Toyota Yaris com o Camry, e o ForTwo com o Mercedes Classe-C. Em testes individuais realizados no final de 2008 com todos os modelos do mercado americano, os mesmos compactos que agora receberam a pior nota do sistema de testes do instituto registraram resultados melhores, e o Honda Fit foi listado como um dos carros mais seguros do ano.

 

A sugestão do IIHS para economizar combustível sem perder segurança é reduzir o limite de velocidade e a potência dos carros, mas essas medidas encontram pouco apoio. Alguns especialistas, por outro lado, recomendam a construção de carros mais leves porém sem redução do tamanho, mantendo zonas que absorvam a energia de batidas.

 

Dos compactos testados, apenas o Honda Fit é vendido no Brasil. A Smart anunciou no fim do ano passado que pretende trazer o ForTwo para o país este ano. Não há previsão de vendas oficiais do Toyota Yaris por aqui, mas quando o modelo foi lançado pela empresa, em 2006, cogitou-se que pudesse ser produzido no Brasil até 2010, mas essa informação nunca foi confirmada pela montadora.

 

 Fonte: Época