Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

Planeta Cultural

Acima de tudo, cultura geral

José Luis Zapatero: "Tenham fé. Somos um país sério e vamos cumprir os nossos compromissos"

28.01.10, Planeta Cultural

O primeiro-ministro espanhol esteve em Davos pela primeira vez. Aos presentes pediu fé na economia espanhola e garantiu: "Somos um país sério e vamos cumprir os nossos compromissos".

Numa sessão em que também estiveram presentes o presidente da Letónia, Valdis Zatlers e o primeiro-ministro grego, George Papandreou, Zapatero assegurou que a Espanha vai cumprir o objectivo de reduzir o défice orçamental para 35 até 2013.

E anunciou que o próximo conselho de ministros do Governo espanhol vai aprovar um plano de austeridade no valor de 50 mil milhões de euros. Este plano prevê cortes nos gastos com pessoal, gastos correntes e no investimento público. Além disso, revelou Zapatero, haverá uma reforma do sistema de pensões e uma reforma laboral.

"Apesar das críticas vamos cumprir o prometido", garantiu o responsável espanhol.

Segundo o diário espanhol "El País", as palavras mais duras de Zapatero foram dedicadas aos ataques à banca espanhola. "Somos dos poucos países em que não caiu nenhum banco. O nosso sistema financeiro é um exemplo", afirmou o responsável do Governo espanhol, que destacou, em particular, o desempenho do Banco Santander.

O Santander "foi chamado pelo sistema britânico para os ajudar a sair da crise". A sua capacidade de estabilização do sistema é um modelo a seguir por todos, acrescentou Zapatero.

Visite a fonte da informação clicando aqui